Abigail

Abigail (1ª Sam 25)

A esposa de Davi, uma figura de Cristo, o rei sofredor e desprezado.

Esta mulher humilde e sábia reconheceu pela fé a grandeza do ungido do Senhor, mesmo que Nabal, seu marido perverso, o tenha injuriado e Saul, o rei rejeitado por Deus, o odiasse e perseguisse. Nabal representa por um lado Israel, que cometeu a loucura de julgar mal seu Messias, e por outro lado todos os incrédulos que hoje desprezam o Senhor Jesus, o Filho de Deus, e assim se colocam sob julgamento divino (João 3:36). Este espírito de afastamento de Deus está se multiplicando cada vez mais dentro do cristianismo, por parte daqueles “que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” (Jd 4).

Vemos Abigail prostrando-se diante de Davi, esperando tudo de sua graça e ansiando pelo dia em que ele será exaltado ao trono. Através de sua piedade, sua humildade e sua confiança sem reservas naquele que ela chama de "seu Senhor", ela é um exemplo para nós cristãos de nossa atitude para com nosso Senhor Jesus Cristo.

Após a morte de Nabal, a quem o próprio Deus feriu, Abigail, em sua posterior união com Davi, torna-se uma imagem da igreja como a noiva de Cristo. A partir daí, ela compartilha o destino de Davi, que perambula pelas montanhas de Judá como o estimado e procurado. Ao fazer isso, ela desiste de todo o conforto e privilégios que tinha como proprietária de terras e proprietária de bens terrenos, por ele. Assim, a igreja pode também "considerar a vergonha de Cristo como uma riqueza maior" do que todas as riquezas deste mundo. A promessa divina é uma certeza para nós, assim como foi para o Apóstolo Paulo. No final de sua vida ele escreveu:

Portanto, eu suporto todas as coisas por causa dos eleitos, para que também eles possam obter a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna (2 Tm 2:10-12).

Quer conhecer outras mulheres como figura da igreja, Clique aqui!

 

Traduzido por: Loide Bremicker

Original publicado em (https://haltefest.ch), Volume: 1999 - Autor:P. Diedrich

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - www.boasemente.com.br