Boas Obras

 

 

Conta -se que Charles Spurgeon e sua esposa Susannah vendiam os ovos que suas galinhas punham, e que de forma alguma davam gratuitamente quer fossem vizinhos ou parentes. O casal quando alguém pedia respondiam em consoante: “Se querem, tem que pagar”. Como resultado disto, algumas pessoas diziam que a família Spurgeon eram ambiciosos e avarentos.

 

O casal não se importava com as críticas e nem tampouco se defendiam. Eles tinham uma cumplicidade mútua como um casal que amava o Senhor, independente do que as pessoas falavam. Você poderia estar me dizendo: “nossa, mas isso não era mau testemunho?” Sim, se a verdadeira fé deles não fosse demonstrada com ações, e não, pois não devemos julgar ninguém sem conhecimento de fatos. Gosto muito destes Provérbios: o hipócrita, com a boca, danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo seu conhecimento” 11:9; "Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente” Salmo 34:13. Anos passaram e um dia o Senhor chamou para si a Susannah e então Spurgeon revelou a história dos ovos, toda a venda era para sustento das viúvas anciãs. Quantas das vezes trabalhamos em silêncio? Aquilo que você está fazendo para a obra de Cristo, quer seja uma capelania, trabalho em orfanatos, cuidados com idosos, não se preocupem se ninguém esteja observando, se tal trabalho exige uma renda monetária para poder ser efetuado, faça-o.

 

Amadas, Tiago nos exorta: "que fé sem obras é morta” 2:26. Não há vida numa fé desconectada das obras. A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo. Não estou aqui citando a fé da justificação que acontece quando Deus declara um pecador como sendo justo, e sim, a fé de uma pessoa justificada por Deus que passa a ter uma nova vida, e em seus frutos vemos ações adequadas à salvação manifestadas pelas obras, quer visíveis ou invisíveis, como está escrito em Efésios (2:8-10):

 

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois, somos feituras dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais, Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

 

Quando nos exercitamos nas boas obras, muitas pessoas podem nos julgar, alegando que estamos fazendo por luxúria, aparência, ou porque somos gananciosos, no entanto, lembre-se da história contada acima, a fé viva nos impede de sermos machucados, pois, temos a certeza gravada em nossos corações do Salmo “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo” (15:1,2,3).

 

Lembrem-se: o Senhor é aquele que nos recompensará por tudo que fizermos a um destes pequeninos.

 

Com amor