Fugir

Queridas irmãs, hoje gostaria de trazer alguns relatos de algumas histórias famosas, mas que podemos analisar um pouco mais sobre elas. Reparem nas palavras destacadas. Vamos lá?

Começando no livro de Gênesis, quero enfatizar alguns versículos da história da queda de Adão e Eva:

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”

Gênesis 3:7-10 

Agora virando as páginas e indo para a história de Jonas e o grande peixe, temos os seguintes versículos:

“Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.”

Jonas 1:3 

Agora vamos voltar em Gênesis para a história de Moisés e o assassinato que ele causou:

“E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia… Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.

Êxodo 2:12-15

E agora mais um trecho na história de Pedro, no relato dele negando a Jesus 3 vezes antes do galo cantar: 

“E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.”

Mateus 26:74,75

Agora uns versículos após o relato de Elias que desce fogo do céu para o holocausto, contra os 400 profetas de Baal, provando que só há um único Deus:

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi…”

1 Reis 19:1-3 

Irmãs, eu poderia trazer outros relatos, Judas, quando se arrependeu do que fizera, jogou todas as moedas no templo e retirou-se e foi enforcar-se. Quantas vezes não agimos da mesma forma que estes outros exemplos? Se analisarmos, são situações diferentes, alguns erraram, outros pecaram, outros temeram, outros se arrependeram, outros queriam evitar a presença de Deus, mas todos agiram da mesma forma, mesmo em situações diferentes, todos se retiraram, foram para outro lugar ou até mesmo tentaram se esconder. E quantas vezes não tentamos nos esconder também? Ou passamos para outro lugar para não fazermos algo? Eu não quero trazer a consequência de cada história aqui, porque Deus trabalhou com cada um deles de maneira diferente, mas quero que pensemos que como seres humanos, o que fazemos quando as situações começam a ficar difíceis? Ou quando até mesmo fazemos algo errado? Não nos parece natural querer se ausentar de tudo e se esconder? Querer fugir até da presença de Deus? Se pararmos para pensar que não temos como fugir da presença de Deus, e muito pelo contrário, utilizamos mecanismos para nos afastar da presença dEle por nossa parte, veremos quão tristes e sérias são nossas atitudes. Quando as coisas não vão conforme a nossa vontade, precisamos fugir de tudo e dormir por horas, quando os filhos não agem conforme esperávamos, precisamos fugir por horas limpando a casa, trabalhando, cozinhando, coisas até que boas, mas que estamos fazendo para nos proteger, mas nos proteger do que? Do sofrimento? Da dor? Ou do egoísmo de não termos o controle de tudo? Quão maravilhoso seria se ao invés de nos escondermos em horas de séries, se nos escondermos em horas de jogos, se nos escondermos em horas de atividades físicas, se nos escondermos em horas sem oração ou pensamentos nas coisas do alto, nós fizéssemos igual ao Senhor, que se retirava para orar, que entregava suas questões para Aquele que Ele sabia que controlava todas as situações. Amadas, o  próprio Senhor Jesus às vezes se retirava, mas para orar, destaca-se que Jesus ele se retirava com outro propósito - orar, e esse exemplo que deveria ser seguido, quando for necessário se retirar, devemos nos retirar para a presença de Deus, para contar Áquele que já sabe de todas as coisas, mas está esperando ouvir de nós, quando as coisas aparentam ser perturbadoras e desanimadoras, não podemos nos esconder e fingir que nada aconteceu, não podemos nos retirar da presença dEle, muito pelo contrário, nós devemos nos retirar para Sua presença, devemos sair para um canto para orar, clamar, entregar todas as coisas a Ele, e no caso de fazermos algo errado, não devemos fugir de vergonha, mas sim nos entregar diante dEle, em vergonha, e confessando nossos pecados, nossos delitos, nossos erros, porque Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Em vez de fugirmos dEle, temos que nos esconder nEle, correr para Ele, que ele está de braços abertos, mas Ele é tão amoroso que ele não vai invadir seu espaço, Ele vai esperar você chamá-lo. 

E para finalizar, eu gostaria de trazer uma reflexão curta sobre quando nós devemos fugir, e que neste caso não fazemos, porque nos achamos fortes o suficiente: 

Fugi de toda a aparência do mal (1 Tes 5:22); Foge também das paixões da mocidade (2 Tim 2:22); Portanto, meus amados, fugi da idolatria (1 Cor 10;14) e Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo (1 Cor 6:18).

Chega até ser cômico, às vezes nos parece ser natural fugir, querer sumir, mas as vezes, principalmente com coisas que podem ir nos manchando interiormente, nos deteriorando, nos achamos fortes o suficiente para não fugir. Quando nos deparamos em uma situação em que vemos a aparência do mal, em vez de sairmos, em vez de nos retirarmos, ficamos de peito abertos, porque somos orgulhosos e nos achamos suficientes. Quando o pecado nos tenta em alguma ocasião, em vez de nos retirarmos para a presença do Senhor e nos entregarmos a Ele, levantamos novamente nosso peito porque nos achamos soldados fortes que não vão cair na batalha, sendo que até soldados sabem que às vezes a melhor orientação é recuar. Quando alguma coisa vem tomando a primazia de Deus na nossa vida, e começamos a idolatrá-la, em vez de fugirmos disso, queremos achar desculpas para explicar onde chegamos. Amadas irmãs, não quero falar por nenhuma de vocês, mas me parece que às vezes somos hipócritas, fugindo dAquele que não deveríamos, e o que nós somos alertados a fugir, parece que queremos abraçar. Que Deus nos ajude.

 

Com amor, Mi Ometto