Paz na Turbulência

Uma das maiores mentiras que Satanás tem colocado no coração do homem é:

  • Deus o tem abandonado. Ele não se interessa pelas nossas vidas mais. Ele permite que algumas coisas aconteçam para termos uma vida mais difícil!

Às vezes, por darmos ouvidos a essas mentiras, quando vem os longos tempos de sofrimentos e problemas saímos destas experiências decepcionadas com Deus. Gostaria de mostrar dois exemplos Bíblicos que nos auxiliará em nosso comportamento em meio às provas.

Noemi: Leia  Rute 1:1-5. Após perder seus dois filhos e esposo, ela perdeu toda sua esperança, se tornou tão amargurada que disse: “… porque o Senhor descarregou sua mão contra mim” (vs 13), ela interpretou suas provações como uma inimizade de Deus contra ela, o ápice de sua amargura lemos no versículo 20 “… o Todo Poderoso me deu muita amargura”.

Davi: Passou por inúmeras provas, foi injustiçado, humilhado, perseguido, contudo se lermos 2 Samuel 4:9b “tão certo como vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda angústia”. No Salmo 119:65-72, ele reconhece que passou pela aflição, para que aprendesse seus decretos. Medite no Salmo 84, e veja que se confiarmos no Senhor, ao passarmos pela provação, Ele faz do vale um manancial de benção vs:6, e nos fortalece no andar.

Amadas, quais têm sido nossas atitudes em meios as provações? Vou seguir o exemplo de Noemi, que somente no final viu que Deus jamais a abandonou? (Rute 4:13-17). Ou seremos como Davi? Podemos até dizer que ele pôde ter aprendido com a história de sua tataravó Noemi. Não sabemos, mas sabemos que apesar de todas as lutas, derrotas, ele era um homem segundo o coração de Deus.

Não importa sua reação até agora, busque força nAquele que sabe qual será o final da batalha.

Pode ser que nos deparamos como Asafe no nosso interior, amargurados, com inveja, sentindo desprezo, sem ânimo para seguir… Salmo 73:1-16, contudo, ele não se manteve em sua lamúria, buscou refúgio onde sabia que teria respostas “… até que entrei no santuário de Deus” (vs 17), podemos adentrar a presença de Deus e derramarmos os nossos corações, seja qual for o problema, quer tenhamos ou não uma solução, podemos levá-lo ao Senhor Jesus, Ele não comete erro, e somente Ele tem a última palavra. Não devemos carregar fardos, sozinhas que nos desgastam, que nos tornam anêmicas na fé, mas devemos fixar nossos olhos no autor da nossa fé, e não nos problemas.

Muitas das vezes os filhos de Deus deixam de ser consolados por não usarmos as armas que Deus ofereceu, a oração, fé e confiança, podemos até não compreender os incompreensíveis caminhos de Deus, mas posso afirmar que sairemos das crises agradecidos e com a fé aumentada, memorize o Salmo 138:3 “No dia em que eu clamei, tu me respondeste e aumentaste as minhas forças”.

Queridas irmãs, temos a tendência de entregarmos a Deus apenas uma parte de nós, precisamos nos ofertar inteiramente a Ele, em todos os momentos, bons e maus, Ele não nos prometeu uma vida sem dificuldades, isto é um evangelho falso, mas, nos prometeu que estaria conosco até o final dos séculos, ele é nossa paz na turbulência, dando ânimo para prosseguir, e existe melhor promessa que está?

Com amor,

Mi Ometto.