A mãe de Sansão

A mãe de Sansão - Esposa em tempos difíceis

 Reflexão sobre Juízes 13

 Como esposas, como podemos viver de acordo com os pensamentos de Deus em tempos difíceis? Quais são os pontos de referência para um bom relacionamento no casamento e na família? A mãe de Sansão e seu pai Manoá, naquela época enfrentaram as mesmas dúvidas que nós enfrentamos hoje. Eles encontraram respostas e experimentaram coisas maravilhosas. Motivo suficiente para dar uma olhada mais de perto neste casal especial.

Tempos maus? Buscando por pessoas fiéis!

O Livro dos Juízes descreve como o povo de Israel perde repetidamente a terra prometida para seus inimigos, por causa da infidelidade e indiferença. Da luta vitoriosa no livro de Josué tendo Gilgal ("afastar, rolar") como ponto de partida, para Boquim ("chorar, prantear") que se torna um triste marco verdadeiro (Jz 2:5).

Isto nos parece familiar? A alegria espiritual na vida pessoal e comunitária dá lugar à algo superficial e à mudança de interesses para coisas terrenas ou mesmo mundanas. Como resultado: pobreza espiritual, brigas, impotência. Quem seria capaz de não ficar desanimado?

Mas o Livro dos Juízes é ao mesmo tempo inspirador, porque descreve não só o fracasso, mas também vários despertamentos espirituais e - magnífico! - a misericórdia de Deus (Rm 10:16).

O paralelo com a segunda carta a Timóteo é óbvio: tempos trabalhosos nos últimos dias do cristianismo (2 Tm 3:1) - e ao mesmo tempo homens fiéis que servem a seu Deus fielmente com um "Tu, porém" decidido (2 Tm 2:2; 3:10,14; 4:5). Nós pertencemos a eles?

Casamento em tempos de crise (Jz 13:1-2)

Quarenta anos de opressão pelos filisteus haviam empobrecido o povo. Quem teria coragem de construir uma casa, no meio de uma tribo (Dan) com uma reputação duvidosa? Mas Manoá e sua esposa iniciam um casamento - e imediatamente conseguem um problema próprio, além da miséria do povo de Deus: és estéril. Mas eles confiam em seu Deus, que se revela a eles maravilhosamente.

Também aqui o salto no tempo para o presente é pequeno: a condição dos cristãos em Corinto era deplorável, mas Paulo ainda assim incentiva os casamentos "no Senhor" (1 Cr 7:39) - que então também experimentariam tribulações (1 Cr 7:28). Mas, união no Senhor sem distração alguma, também traz ajuda e graça no casamento e na família hoje (1 Cr 7:35). Sejamos, portanto, inspirados por Manoá e sua esposa para começar e realizar casamentos com e para o Senhor, se o Senhor abrir uma porta para isso.

Casamento com comunicação espiritual (Jz 13:6-10)

O anjo do Senhor aparece à esposa de Manoá e promete a sua descendência. Ao mesmo tempo ele lhe dá importantes instruções para o tempo de sua gravidez: Sua criança, será um filho, deverá ser consagrado a Deus, para toda a vida. Portanto, a mãe deve se abster de álcool e de coisas impuras. Pouco tempo depois, o anjo aparece novamente para ela. A reação desta mulher temente a Deus é exemplar: ela vem até seu marido, na segunda vez ela se apressa e até corre e conta a ele o que experimentou. Desta forma, a experiência individual torna-se o conteúdo da conversa.

Quanto mais motivos tem os casais cristãos de hoje para compartilhar experiências espirituais! Aprendizados especiais nas reuniões dos salvos, um versículo bíblico, um encontro pessoal com outros - "co-herdeiros da graça da vida" (1Pd 3:7) podem ter comunhão uns com os outros. Não são estes temas, superiores as questões cotidianas que certamente torna um casamento realmente valioso para o casal, para os outros, e especialmente para o Senhor? Esta linha de comunicação talvez tenha chegado a um impasse? Então, o relatório deste casal pode ser um impulso para buscar uma nova e mais profunda comunhão espiritual. A esposa poderia talvez dar o primeiro passo neste processo e assim revitalizar o casamento?

Casamento com uma vida de oração...

O relatório de sua esposa desperta imediatamente uma oração em Manoá, obviamente junto com sua esposa (ver "para nós" etc.). Os eventos espirituais e as uniões em casamentos dos fiéis hoje também levam à oração comum? A oração do casal deve ter um lugar importante e fixo em sua rotina diária. Ter tempo para a oração (1 Cr 7:5) hoje é sempre um desafio, mas ao mesmo tempo é uma grande bênção. É maravilhoso se a esposa também toma parte ativa nesta vida de oração, assim como aqui o relatório da esposa leva à oração. Os maridos tem às vezes impedido as orações através da falta de entendimento (1 Pe 3:7)? Então o Senhor gostaria de dar-lhes um novo presente, para que possam viver com suas esposas com conhecimento - para tentar compreendê-las em sua natureza e assim formar a base para permanecer feliz "na fé e no amor" (1 Tm 2:15).

... e respostas surpreendentes (Jz 13:8.12)

Orar pelas crianças quando o Senhor as dá é, naturalmente, uma parte essencial da oração conjugal. Manoá e sua esposa superam isso pedindo instrução mesmo antes do nascimento da criança - um incentivo para todos os pais inexperientes. A resposta de Deus ao pedido de orientação para a educação das crianças é quase surpreendente: apenas o comportamento da mãe é apontado! Os prazeres terrenos não devem caracterizar a mãe, nem um estilo de vida pecaminoso (Jz 13:14). Quantos livros educativos sobre boa educação as mães (e, claro, os pais) poderiam dispensar se prestassem mais atenção a essas regras básicas! A propósito: Obviamente a mãe exemplificada aqui cumpriu as regras, porque o Senhor abençoou seu filho e foi capaz de fazer dele uma bênção (Rm 13:24).

Esposa com perfil espiritual (Jz 13:23)

O relatório dá a impressão geral de que a esposa de Manoá entendeu alguns dos pensamentos de Deus melhor do que seu marido. A visita do anjo não a assusta, ela relata os dois encontros de uma forma muito apropriada. No decorrer da segunda visita do anjo do Senhor, ele sobe ao céu na chama do altar (Js 13:20). O casal cai em terra com admiração. Enquanto Manoá está aterrorizado, sua esposa pode calmamente explicar-lhe que os encontros anteriores com o anjo são motivo de confiança e não de medo da morte.

Quantas vezes as esposas são mais espirituais do que seus maridos e podem protegê-los de atitudes ou palavras erradas através de bons conselhos! É honroso para ambos os cônjuges quando o marido também escuta a voz da esposa “ouve a sua voz”, Abraão é admoestado por Deus (Gn 21:12). Em uma boa relação conjugal espiritual, o coração do marido confia nela e em suas decisões mesmo na ausência dele (Pv 31:11). O marido como o cabeça da esposa dá os impulsos necessários e, ao mesmo tempo, ambos podem passar pela vida ombro a ombro no Senhor.

É agradável quando mulheres como a mãe de Sansão ou Priscila, além de suas tarefas em casa, também participam da vida espiritual em conversas e assim ajudam a moldar a atmosfera espiritual. A propósito, em um incidente completamente diferente, é perceptível que a mãe de Sansão não é mencionada na segunda viagem ao encontro de sua futura esposa (Jz 14:10) - ela entendeu o erro deste passo melhor do que seu marido?

Casal orientado para o Senhor (Jz 13:15-20)

Os encontros com o anjo foram para Manoá e pelo menos na mesma medida para sua esposa mais do que apenas uma espécie de experiência religiosa, após a qual se retorna à vida cotidiana. Pelo contrário, eles apreciaram a presença do anjo, comunhão expressa através do sacrifício. Sacrifício e anjo então se conectam com o céu através do fogo. Os temas espirituais ou mesmo os momentos das reuniões dos cristãos moldam a vida conjugal e familiar de hoje e cobrem as manchas da vida cotidiana? A glória de Deus está em foco (Rm 13:17; cf. 1Co 10:31)? Então, o foco no Senhor Jesus no céu também influenciará as decisões diárias: Os cristãos focados nas coisas celestiais compram coisas diferentes, falam de maneira diferente e decidem de maneira diferente do que as pessoas de mente mundanas (Fl 3:15,20,21). E quanto à nossa posição pessoal e comum, estamos direcionados para o Senhor no céu e sua vinda?

A esposa de Manoá motiva hoje as esposas para uma vida espiritual ativa, que será então uma bênção para o casamento, para a família e para o povo de Deus.

Traduzido por: Loide Bremicker

Original publicado em (https://haltefest.ch)  autor: Martin Schäfer

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - boasemente.com.br