A Serva de Naamã

“E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.”

2 Reis 5:1 a 4

Queridas irmãs, quero convidá-las a meditar um pouco na vida desse exemplo em forma de jovem. Quando jovens, muitas de nós somos tomadas de inseguranças, incertezas, as quais muitas vezes nos impedem de nos posicionarmos, expressarmos abertamente nossas convicções, influenciarmos a vida de outras pessoas, o que não foi o caso dessa jovem aqui. Mesmo ela sendo levada em cativeiro, tornando-se serva da mulher de Naamã, suas convicções, sua fé, não foram abaladas. Que maravilhosos ensinamentos temos aqui, ninguém é jovem demais para ser uma testemunha do Senhor Jesus e nossa fé não deve ser baseada nos momentos de felicidades e bençãos, independente da situação em que nos encontramos, podendo ser as mais adversas imagináveis, nossa fé, convicção, deve se manter firme e inabalável. Que possamos cantar abertamente:

“Em Cristo eu ponho a minha fé, qual Rocha inabalável é…”

Às vezes o medo do que os outros possam dizer ou fazer nos calam, principalmente quando estamos sozinhos, em um ambiente desconhecido, mas com essa jovem foi diferente, mesmo sozinha, em uma terra estranha, como escrava, ela não ficou ressentida, mas ela queria que os outros cressem como ela, e por isso ela compartilhou sua fé até mesmo com seu senhor e senhora. Que linda atitude dessa jovem, ela podia se rebelar, ou demonstrar indiferença, raiva, pelo que fizeram com ela, mas não, ela respondeu com amor e respeito “Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” Ela desejava o bem ao seu senhor, ela o respeitava, e isso fazia com que ela tivesse crédito, ela tivesse lugar de fala naquela casa, porque ao seguir a história, vemos que Naamãmfez com que o rei da Síria entrasse em contato com o rei de Israel atrás do profeta, como recomendado pela jovem. Que exemplo de fé, ela tinha certeza no que ela cria, ela não tinha medo de que Naamã fosse até o profeta e não desse certo a cura. Que possamos nos arraigar em nossas certezas e passá-las adiante. E agora fica a reflexão, qual será que era o comportamento, o caráter dessa jovem, para que Naamã desse tanta credibilidade ao que ela falara?


Amadas irmãs, nós devemos viver de modo semelhante a esta jovem, perdoando e amando nossos inimigos, e demonstrando que a única esperança destes é a Pessoa do Senhor Jesus, não importando como eles nos tratam, de forma que nossas atitudes e palavras tenham credibilidade. Que sejamos influencers na vida de outros, assim como essa jovem foi uma influencer na vida de Naamã.

 

Com amor, Mi Ometto