Ansiedade, um estigma de dor.

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." - 1 Pedro 5:7

                                                                                      Você já ouviu falar que a ansiedade é o mal do século 21? Segundo a Psicologia, a ansiedade é um estado natural que antecipa uma situação de desafio ou de perigo. É considerada patológica, ou seja, doença… Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e a timidez. Sou uma pessoa que pode dizer com propriedade o que é ser ansiosa. Durante a noite me programo para saber o que devo fazer no meu próximo dia, cozinho em meus pensamentos, lavo roupa, limpo a casa, então, quando acordo já estou cansada para as atividades do dia. E você consegue acreditar que eu chego ao ponto de sonhar que estou trabalhando, adiantando todas as tarefas de casa? Amadas, isso muitas vezes é esgotante, e se por acaso você também for assim, conte com minhas orações.

 Se tenho algo de suma importância, me pego ansiosa, imaginando  se serei capaz de concluir. A ansiedade rouba as minhas energias, e de repente tenho necessidade de um pedacinho de chocolate que pode virar uma barra, principalmente nos dias da TPM, tudo por causa da ansiedade.

 Junto da ansiedade, vem como já dito: o medo do fracasso, incapacidade de relaxar, os quilinhos a mais, em outros casos os quilinhos a menos, a procrastinação, isolamento… e poderíamos aumentar a lista.

 Entretanto, você pode estar me perguntando, “mas Miriam, você lê tanto, é cristã, sabe de cor e salteado os versículos sobre ansiedade!” e vou te responder: “Sim, você tem razão”. E isso é normal? Proponho uma outra pergunta como resposta: por acaso, se nenhum cristão fosse ansioso ou sofresse de ansiedade, você acha que a Bíblia, a Palavra de Deus, teria tantos versículos sobre ansiedade, descanso no Senhor, de que Ele é nosso refúgio em todas as situações?

 Como alguém que buscou ajuda profissional por causa da ansiedade posso dizer que minha recuperação sempre esteve enraizada na Bíblia, especialmente nos versículos adiante:

 "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".

 Filipenses 4: 6-8

 Me pego sempre memorizando estes versículos.
 Muitas pessoas podem até dizer que uma pessoa cristã não pode sofrer de depressão ou ansiedade, mas não é verdade. Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor. A Bíblia nos dá vários exemplos do Antigo ao Novo testamento, de homens e mulheres que também ficaram deprimidos, faça como eu, grife-os em sua Bíblia, e então, quando alguém vir te dizer estas coisas em vez de você se sentir derrotada, corra até a Palavra, veja  e aprenda com o que Deus permitiu que escrevessem sobre pessoas normais como nós:

 Moisés, o orador amedrontado (Ex 4.10).

 Acaz, o monarca desesperado (2 Rs 16.7).

 Noemi, a sogra amargurada (Rt 1.20–21).

 Elias, amedrontou-s e fugiu depois de derrotar 450 profetas (1Reis 19:3a5).

 Vemos também em primeira Samuel capítulo 1 a dor da alma de Ana, vs.6, "Penina a outra esposa de seu marido lhe provocava, instigando ainda mais a sua dor", vs.10, "seu esposo se preocupava pelo sua falta de alimentação e seu constante choro", vs 14 e 15, "Eli o sacerdote, a acusa de embriagues e mulher atribulada de espírito”.

 Jó grita expondo sua angustia (Jó 9 e10).

 Vemos nos Salmos alguns cânticos expressos do âmago da alma, Davi: "Até quando, Senhor?" (Sl 13.1), Asafe expressa o inexprimível quando diz que Deus lhe deu apenas "o pão de lágrimas" (Sl 80.5).

 O conforto dos Salmos é recordarmos que são canções destinadas a ser cantadas e são a Palavra de Deus inspirada O Senhor está comigo; não temerei. O que me poderá fazer o homem? (Sl 118.6).”."Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente no dia da angustia, (Salmos 46:1)”, há inúmeros Cânticos de gratidão e confianças nos Salmos.

 O testemunhos destas pessoas, dentre outras, removem o estigma da ansiedade e nos lembram que Deus trabalha por meio de pessoas que estão aos frangalhos,Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Is 41.10).

 Uma das formas de se prevenir a depressão é não deixar que coisas ruins se acumulem em nosso coração. Não podemos guardar mágoas, mas rasgar nosso coração diante de Deus, assim como estas pessoas faziam, e então quando vier a bonança, seremos novamente fortalecidos:

 Moisés se tornou o libertador do povo de Israel.

 Acaz recebeu através de Isaías à promessa da vinda do Messias.

 Noemi teve suas orações respondidas pelo Senhor.

 Ana concebe um filho tão esperado, Samuel, e com um coração cheio de gratidão o entrega ao Senhor, vs 28, “E ali ela adorou ao Senhor” com um semblante de alegria, totalmente mudado. E no capítulo 2 versículo 21 vemos que Ana teve ao total 6 filhos, 4 homens e 2 mulheres. (Dica: quando estiver deprimida leia 1 Samuel 1 e 2).

 Elias viu o Senhor.

 Jó foi agraciado com o dobro de bençãos.

 Depois de compartilhar histórias e oferecer segurança, agora cabe somente a mim e a você responder: Realmente creio naquilo que professo? “Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro, não terei medo de nada, porque o Senhor está comigo” Salmos 23:4. Tenho à certeza que  Deus está sempre presente e, na medida em que nos dá ordens, caminha conosco, não apenas quando nos aproximamos da morte, mas em todos os momentos sombrios da vida. Ele está sempre lá.

 A Bíblia relata em Mateus 8:26 que os discípulos viveram momentos de ansiedade e preocupação. Jesus estava no barco dormindo quando sobreveio uma grande tempestade, os discípulos ficaram atônitos e perguntaram ao Mestre, salva-nos se não vamos perecer e Jesus repreendeu os ventos e o mar e veio bonança, da mesma forma somos nós “homens e mulheres de pequena fé”, quando uma pessoa está deprimida ou ansiosa faz-se necessária a busca de um profissional da saúde, usar a medicação correta se necessário, se alimentar de uma maneira mais saudável  e exercitar-se, aliás, caminhar não paga nada, e além de tudo isso, buscar consolo no Senhor com fé. Ele pode usar médicos, pessoas que te ajudarão nesta caminhada, amigas de oração, saiba que sem à ajuda do Senhor o tratamento ficará incompleto. Afinal, Ele sabe o que é padecer.

 Quando Jesus chegou ao Getsêmani, Ele disse que estava sofrendo ou "profundamente triste" até o ponto da morte (Mt 26.38). Vemos um pouco mais a frente Jesus expressando sua angústia "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mt 27.46; Sl 22.1).

 O próprio Deus, se tornou homem, e assim tomou para Si, todas as dores, angústias e medos, Ele morreu sim, mas também ressuscitou. A encarnação de Jesus naquela noite, em Belém, permite que Deus lide mais plenamente com nosso sofrimento, até mesmo com uma doença mental. Para mim, a ansiedade sempre foi uma sensação de derrota, contudo, há a promessa de que nossa ansiedade acabará, e essa perspectiva nos ajuda a enfrentar nossa vida, mesmo que frequentemente ansiosa. Melhor ainda, a promessa prevê total libertação da ansiedade e de todas as doenças mentais, quando recebermos novos corpos

 "…que transformará nossos corpos humilhados, tornando-se semelhante ao seu corpo glorioso…”

 Filipenses 3:21”

 Volto a dizer sobre a minha experiência, e posso dizer que há dias de vitórias e outros de derrotas, mas deixando à cada dia seu próprio mal, tendo o Senhor ao lado, todas as derrotas se transformam em lições. Aqui vai  algumas dicas que me ajudam:

 

  1. Respirar profundamente.
  2. Conversar com outras pessoas, verdadeiras amigas Cristãs.
  3. Praticar atividades de bem-estar. Caminhar, ler um livro.
  4. Ter um animal de estimaçã
  5. Dormir bem.
  6. Procurar organizar sua rotina diariamente.
  7. Investir no autoconhecimento. Evite o que te deixa ansiosa.
  8. Procurar entender seus pensamentos e sentimentos.
  9. Se amar mais, pois é obra prima de Deus.
  10. Desconfiar de seus pensamentos negativos.
  11. Não se exigir tanto assim.
  12. Tomar chás calmantes e naturais para melhorar a ansiedade e estresses do dia a dia ( Erva-doce, camomila, maracujá, melissa)

 E aqui vão alguns versículos que podem ser memorizados e meditados nos momentos de crises:

  • "Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma." Salmo 94:19

- "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.” Salmo 56:3

- "Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Salmo 121:1-2

- "Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:31-34

- “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

- "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6

 Estou a disposição se necessitar de um ombro em Cristo,

 

Com amor.