Apolo

 

Apolo

 Atos dos Apóstolos 18,24-28

 Encontramos a figura marcante de Apolo pela primeira vez no Livro de Atos. Na passagem acima, muitos pontos são mencionados nos quais podemos aprender muito com ele.

 Um judeu

 Portanto, ele pertencia ao antigo povo de Deus. Mas ele havia se convertido e foi assim "salvo desta geração perversa" (Atos 2:40). Agora ele tinha se tornado ainda mais judeu, ou seja, aquele cujo louvor é de Deus (Rm 2: 28 - 29).

 Apolo

 Seu nome significa "corruptor – aquele que corrompe”. Mas um corruptor tornou-se um colega de trabalho no templo Espiritual de Deus - templo de Deus e que o Espírito de Deus habita (compare 1 Cor 3:16,17 com os versículos 10-12).

 Nascido em Alexandria

 Uma grande colônia judaica havia se estabelecido na cidade egípcia de Alexandria, que também tinha uma "universidade". Como judeu que falava grego, que tinha crescido no exterior, Apolo tinha uma visão mais ampla do que seus compatriotas na Palestina. Após sua conversão, despertou nele um zelo missionário pelos judeus disperses do mundo, e ele certamente procurou se conectar com os gentios ouvintes, assim como ele fez com Paulo.

 Um homem eloqüente

 Pode ser uma vantagem se alguém puder se expressar bem em palavras, mas é mais importante que suas palavras também sejam ricas em conteúdo. E é especialmente abençoado quando as duas coisas andam juntas. E isto está na verdade contido na palavra "eloquente". Nossa tarefa é orar especialmente por irmãos tão eloqüentes para que eles possam permanecer livres da arrogância.

 Poderoso nas Escrituras

 Ele conhecia o Antigo Testamento de dentro para fora. Mas ele não era apenas bem versado nas escrituras, ele sabia o que elas tinham a dizer. Acho que ele havia trabalhado em seu caminho através das escrituras.

Precisamos conhecer a Bíblia e ver o contexto para poder usá-la. Para poder liderar a batalha da fé vitoriosa, devemos aprender a manejar esta "espada do espírito".

 Ele veio a Éfeso

 Apolo foi movido por seu zelo missionário. Ele viajava e pregava. Ele chegou a um centro de idolatria pagã: em Éfeso estava o grande templo com a estátua de "Diana" ou "Artemis". Mas ele viu sua tarefa somente entre os judeus de lá. Seu povo era o mais próximo a ele. " Vai para tua casa ", disse o Senhor ao homem que havia sido curado (Mc 5:19). Esta é também uma lição para nós.

 Instruídos nos caminhos do Senhor

Note que diz: o caminho do Senhor, não o ensinamento sobre o Senhor. Em vários lugares desta forma falado "do caminho" (Atos 9:2; 19:9.23; 22:4; 24:14.22). Incluído nesta expressão está o fato de que o cristianismo não é um sistema de ensino, apenas adequado para uma sala de estudo, mas uma fé vista na vida prática, em seguir um caminho. Ele está caminhando nos passos do Senhor Jesus.

 Ardendo no espírito

Não a carne, mas o espírito tinha a valor para ele. Quão facilmente somos campeões ardentes de nosso interesse carnal!

 Ele falou e ensinou cuidadosamente

Deus não acredita em trabalho duvidoso e superficial. É necessária uma interpretação sólida e bem fundamentada. Vamos permitir que a Escritura se interprete através da própria Escritura, e depois a sigamos incondicionalmente e com precisão.

Isto é o que Deus quer.

 As coisas de Jesus

 A fé cristã não é um método religioso para chegar a um acordo com Deus. É a fé em uma pessoa que é nosso Salvador e cujas pegadas gostaríamos de seguir. Nos Atos dos Apóstolos lemos repetidamente que os discípulos "pregavam Jesus", ou "pregou a Cristo" ou expressões semelhantes.

 Embora ele só conhecesse o batismo de João

 O conhecimento da Apolo ainda estava incompleto. ...mas isso não o impediu de carregar a luz que possuía. Isso é encorajador e um incentivo para aqueles de nós que "não conhecem tudo". Um jovem chinês veio uma vez a Hudson Taylor com o pedido de treiná-lo como pregador. Taylor perguntou-lhe se ele já estava ocupado com a divulgação do evangelho. Não, ele não estava; "porque", disse ele, "só me converti recentemente e ainda não sei muito". Então o missionário lhe perguntou:

"Quando uma vela começa a brilhar; quando você a acende, ou quando ela está acesa há algum tempo?

 O Batismo de João

 Este foi um batismo de arrependimento e conversão com o chamado para crer em Jesus Cristo. Apolo tinha escutado sobre a morte de Cristo, sua ressurreição, e o que tudo isso envolveu, este pregador ainda sabia ainda. Era desculpável para Apolo não ter ouvido falar sobre isso. Infelizmente, há muitos cristãos hoje que sabem pouco mais do que Apolo. Mas para eles não há desculpa, porque eles têm a Bíblia completa em casa. Em sua Palavra, Deus nos revela de maneira penetrante o que envolve o trabalho de seu Filho.

 Fale francamente

 Apolo não tinha medo do homem. Ele confiou em Deus e O serviu.

 Na sinagoga

 Como já mencionado, ele se sentiu o principal responsável perante seus " parentes segundo a carne; ", como Paulo expressou mais tarde na carta aos romanos (Rm 9:3). Assim, o verso foi preservado: "primeiro do judeu e também do grego". E como foi útil que os primeiros cristãos, que formaram o núcleo da igreja em um só lugar, vieram dos judeus. Estes estavam familiarizados com as Escrituras do Antigo Testamento e podiam assim servir aos outros.

 Aquila e Priscila traçaram o caminho de Deus mais claramente para ele. Estes dois simples fabricantes de tendas, um homem e sua esposa, interpretaram melhor o caminho do Senhor para o sábio Apolo, ou seja, eles lhe disseram o que ainda faltava em seus conhecimentos. E o estudado Apolo levou este ensinamento a sério. Assim, os crentes dotados de estudos ainda podem aprender com aqueles que possuem menos estudos, mas que conhecem melhor as Escrituras.

 Ele foi muito útil para os crentes

 Com uma carta de recomendação dos irmãos de Éfeso, Apolo viajou para Acaia. Ele poderia ser de grande ajuda para os crentes de lá com seu conhecimento recém-adquirido sobre o Senhor Jesus Cristo. O que ele tinha aprendido, ele usou imediatamente.

 Pois ele desmentiu fortemente os judeus publicamente

 Sua ajuda consistiu principalmente em voltar-se para os judeus que resistiram ao Evangelho. Ele defendeu a causa do Senhor e não teve vergonha de fazê-lo em público.

 Ele provou através das escrituras

 Como os judeus consideravam os escritos do Antigo Testamento como autoritários, Apolo foi capaz de "prová-los". Aqui, seu grande conhecimento das Escrituras veio em seu auxílio. Apesar de não estar aqui explicitamente declarado, devemos ter em mente que Apolo não poderia ter agido desta forma por seu próprio poder, mas somente pelo poder do Espírito Santo.

 Que Jesus é o Cristo

Apolo conseguiu demonstrar que as profecias tinham sido cumpridas em Jesus Cristo, ou seja, aquelas que se referiam à vinda do Messias em carne e osso. Assim, Apolo pregou sobre Aquele de quem os profetas haviam falado, e que agora se tornara seu Salvador.

 Apolo - um exemplo brilhante a imitar!

 

Publicado originalmente em: https://haltefest.ch

 Deposito de literatura crista

Autor: Jacob Gerrit Fijnvandraat

Traduzido por: Lóide Bremicker