OS BENEFÍCIOS DOS COSMÉTICOS NATURAIS

OS BENEFÍCIOS DOS COSMÉTICOS NATURAIS

Quando utilizamos um cosmético, o resultado obtido é um fator de grande relevância e que sempre levamos em conta. Mas como e do que são feitos são perguntas que têm ressoado cada vez mais alto, levando os cosméticos naturais a ganharem cada vez mais espaço.

Para começar, o que são cosméticos naturais? 

Embora o Brasil ainda não disponha de uma regulamentação e legislação específica que defina o que é um cosmético natural, existem organizações reconhecidas em território nacional e internacional que inspecionam e certificam os ingredientes e produtos finais, concedendo aos que atendem às suas normas um selo que os certifica e garante como sendo naturais.

As principais organizações certificadoras das marcas de cosméticos naturais brasileiras são o IBD e o ECOCERT e, a partir de suas normas, podemos entender melhor o que é considerado um cosmético natural.

Em linhas gerais, o selo de cosmético natural concedido por essas duas certificadoras garante que o produto é formulado com, no mínimo 95% de matérias primas naturais e, no máximo 5% de ingredientes sintéticos. Porém, entre esses ingredientes sintéticos existe uma série de componentes de uso proibido devido ao seu potencial nocivo à saúde.

 

Selos presentes nas embalagens dos cosméticos naturais certificados pelo IBD e pelo Ecocert.

A ausência de um selo na embalagem do produto não significa que o mesmo não seja natural, já que é de interesse do fabricante dar entrada ou não em um processo de certificação. Quando o produto é certificado, fica mais fácil e prático para o consumidor identificá-lo como natural pela fácil visualização do selo, o qual oferece garantia de procedência e qualidade, além de ser um diferencial que proporciona segurança ao comprador e maior visibilidade ao fabricante. 

Porém, um produto pode ser 100% natural e não possuir selo de certificação, já que esse processo não é obrigatório no Brasil e envolve custos adicionais ao produtor.

No caso de ausência de certificação, é sempre indicado verificar a relação de ingredientes impressa no rótulo do produto para conferir sua formulação.

O que é proibido em cosméticos naturais

Como mencionado anteriormente, embora alguns ingredientes sintéticos sejam permitidos (em uma porcentagem de no máximo 5%), existe uma lista daqueles que são proibidos para que um cosmético seja considerado natural. Os cosméticos convencionais estão repletos desses ingredientes, os quais podem causar dermatites, alergias, rinites, crises de asma e até mesmo doenças mais letais e complexas como mal de Alzheimer e câncer. Você pode conferir a relação do que é permitido e do que é proibido no quadro abaixo.

Fonte: eCycle. Adaptado de IBD e Ecocert.

Os cosméticos naturais e seus benefícios

Enquanto os convencionais normalmente usam derivados do petróleo (como vaselina e silicones) que favorecem o entupimento dos poros, acumulam na pele e nos cabelos, bloqueiam a absorção de nutrientes e não oferecem uma hidratação real; os cosméticos naturais são feitos com matérias-primas que permitem que a pele respire, mantendo os poros mais abertos e evitando o aparecimento de cravos, espinhas e rosácea. Além disso, ainda diminuem o risco de alergias e permitem um tratamento real, utilizando-se de manteigas, óleos essenciais e óleos e extratos vegetais que conseguem ser absorvidos pela pele, proporcionando hidratação e nutrição verdadeiras.

Além de deixar nossa pele mais saudável, os cosméticos naturais também oferecem cuidado com o meio ambiente e com os animais, utilizando matérias-primas que não poluem a natureza ao serem levadas pela água durante o banho ou espalhadas pelo ar quando aplicamos; ao produzir de maneira sustentável, pensando em todo o ciclo da cadeia; e ao não testar em animais e não utilizar matéria-prima fruto do sofrimento destes.

Assim, os cosméticos naturais são uma opção mais segura e eficaz para alcançar um modo de vida com mais qualidade e saúde.

Por Vivian Storer Tod

Fontes:

Blog Almanati. Entenda o que é um cosmético natural. Acesso em: https://almanati.com.br/2019/12/17/cosmetico-natural/

Blog Use Orgânico. Substâncias nocivas nos cosméticos convencionais. Acesso em: https://blog.useorganico.com.br/substancias-nocivas-nos-cosmeticos-convencionais/

eCycle. Conheça as diferenças entre cosméticos naturais, orgânicos e convencionais. Acesso em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2099-cosmeticos-organicos-naturais-convencionais-deferencas-tipos-materia-prima-composicao-definicao-consumidor-como-fazer-receitas.html

Blog Harmonie Aromaterapia. Maquiagem natural: 5 motivos para adotas. Acesso em: https://blog.harmoniearomaterapia.com.br/maquiagem-natural/

Blog Vitória Falcão. Cosméticos naturais – a verdade por trás dos rótulos. Acesso em: https://www.nutrivifalcao.com.br/cosmeticos-naturais-a-verdade-por-tras-dos-rotulos/

Boa Forma Abril. Beleza saudável: entenda os benefícios dos cosméticos naturais. Acesso em: https://boaforma.abril.com.br/beleza/beleza-saudavel-entenda-os-beneficios-dos-cosmeticos-naturais/#:~:text=%E2%80%9COs%20cosm%C3%A9ticos%20naturais%20possuem%20ingredientes,ao%20organismo%E2%80%9D%2C%20explica%20Patricia.