Coragem!

Lemos em Provérbios 24:10 “Se te mostras fraco no dia da angústia, então a tua força é pequena”. Muitas das vezes temos que usar dá coragem, para enfrentarmos certas circunstâncias que acontecem em nossas vidas, como depressão, desânimo, solidão, enfermidades. Desde a queda de Adão a coragem tem sido um elemento necessário na vida do ser humano.

Quando nos achegamos a Deus, culpados e perdidos, necessitamos de coragem para confessarmos os nossos pecados e confiarmos totalmente nEle, crendo no perdão das nossas falhas. Então a partir deste momento o Salmo 28:7,8, passa a ser uma nova direção em nossas vidas em todos os momentos de adversidades: "O Senhor é a minha força e meu escudo, nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda…"

A coragem do cristão é vivificada pelo Espírito Santo, que a reforça e a controla pelo revestimento da palavra, nela está escrita diversas vezes para  não temer.

Podemos dizer que à coragem anda de mão dadas com: Obediência, fé, bravura, valentia, confiança, perseverança, esperança e determinação. Não temer é ter coragem diante de lutas, provações, manter-se em pé mesmo quando a batalha é dura. Temos que ter em mente o que a palavra diz: Sê forte e corajoso… para tal atitude devemos deixar de lado toda a nossa zona de conforto, sabendo que não seremos desamparados pela força do poder que há em Cristo.

Uma pessoa corajosa não está isenta de medo. Pelo contrário, uma pessoa corajosa reconhece seus próprios erros e sabe que necessita da ação do fortalecer diário de Deus e da palavra.  Vemos o Senhor mostrando que Moisés, Elias, Gideão e muitos outros, que tão somente precisaram dar um passo de coragem e confiança e Deus fez o restante.

Gosto muito de pensar em Moisés, foi criado pela  filha de faraó com todas as  instruções que existia na corte e mesmo assim vemos uma lista de deficiências que ele apresentou a Deus em Êxodo 3: 7 a 12

  • Incompetência.
  • Falta de informação.
  • Falta de autoridade.
  • Incapacidade de se apresentar.
  • O fato de não ter obtido sucesso anteriormente.
  • Falta de aceitação.

Vemos que a aparente demonstração de humildade não agradou a Deus, muito pelo contrário, vemos no versículo 13: “Então se acendeu a ira de Deus contra Moisés”. Mal sabia ele, que suas incapacidades eram justamente as  razões pelas quais foi escolhido.

Deus escolhe pessoas incapacitadas para mostrar que quem age é Ele, e não as nossas habilidades (digo que ele pode usar sim nossas habilidades), mas quando algo é impossível, então o trabalho é exclusivo dEle. Gideão entendeu isso, pois mesmo chamado de "Homem Valente em Juízes 6”, ele protestou, querendo ter a certeza de que Deus estaria com ele, e quando teve essa percepção, derrubou os altares de ídolos, e não teve medo da fúria dos homens. E quanto a nós como cristãos? O Senhor respondeu a Paulo em 2Cor 12:9 "A minha graça te basta, porque meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…”

Como muitos cristãos têm sofrido abandonando a Deus por causa das pressões, tensões ou sofrimento, gerando em si cada vez mais sentimentos de fracasso e vazio, circunstâncias medem a nossa fé e o amor para com Deus, e provam a nossa integridade espiritual.

Façamos igual a Josué, escute o Senhor dizendo: Tu sê Forte e corajoso! Josué 1:6,7 e 9. Ainda hoje obteremos vitórias, caso os nossos corações e nossas mentes sejam obedientes ao Senhor e cheio de sua palavra. Lembre-se coragem não se refere somente aos nossos sentimentos, mas à verdade divina: De quem é Deus!

Com amor, Mi Ometto

 

Sobre Mulheres da Bíblia