De Que Lado Você Quer Estar - Parte 1

Ao ler os últimos capítulos do evangelho de João, é impressionante a frequência com que o Espírito Santo menciona as pessoas que estão de pé. Uma de suas intenções é certamente nos mostrar, através dessas pessoas, o quão importante é o ponto de vista que assumimos neste mundo. Ter um ponto de vista é uma coisa, ter um conforme as Escrituras é outra.

 Para poder julgar nosso ponto de vista segundo a Bíblia, precisamos de um ponto de referência pelo qual possamos nos orientar. Este ponto de referência é Jesus Cristo. A verdade sobre a pessoa e a obra do Senhor revelada na Bíblia é o único ponto de referência confiável, o único padrão perfeito pelo qual podemos julgar e orientar nosso ponto de vista.

 Ao lidar com as pessoas em questão, surge sempre a pergunta. Em que ponto estamos  você e eu? Qual é a nossa posição em relação ao Senhor Jesus, o Filho de Deus? Qual é a nossa posição neste mundo?

 Judas Iscariotes

 "E Judas, que o traía, estava com eles." (João 18:5).

 Judas Iscariotes, que traiu o Senhor Jesus, era um falso discípulo. Ele havia seguido o Senhor durante seu ministério público, mas não tinha uma verdadeira relação de coração com Ele. Tal estado de coração é revelado mais cedo ou mais tarde. Judas era um inimigo do Senhor e agora também estava publicamente do lado de seus inimigos.

 Talvez você esteja caminhando nos círculos cristãos há anos. Mas sem um relacionamento do coração com Cristo, você ainda é um inimigo de Deus. Você pertence ao lado dos inimigos do Senhor Jesus. Hoje você ainda tem a oportunidade de mudar de lado, confessando seus pecados e aceitando Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Amanhã pode ser tarde demais!

*Sondemos nossos corações e vejamos o que nos motiva a estar naquele meio, ganância, status, convívio social ? Desta forma nos enredamos tanto em nossas atividades e esquecemos de deixar Cristo transformar nosso ser.

 Os criados e servos

 "Ora, estavam ali os servos e os servidores, que fizeram brasas, e se aquentavam, porque fazia frio" (João 18:18).

 Aqui o Espírito Santo dirige nosso olhar para os servos e servidores do sumo sacerdote que ali estavam. Eles fizeram uma fogueira de carvão para se aquecerem nesta noite fria. É de se supor que os servos e servidores aqui mencionados não tinham nenhum relacionamento pessoal com o Senhor Jesus. Portanto, eles estavam do lado errado, do lado dos inimigos de Cristo. Eles desempenharam apenas um papel subordinado durante o evento. Talvez eles "por acaso" estivessem de plantão naquela noite e "somente" cumpriram seu dever. No entanto: por acaso ou não, eles estavam do lado dos inimigos do Senhor.

 Talvez você pertença àqueles que são indiferentes ao Senhor Jesus. Você diz a si mesmo que não é a favor nem contra Ele. Mas a Bíblia deixa claro em muitas passagens: quando se trata de Jesus Cristo, não há neutralidade. Ou você está a favor, ou contra Ele (Mt 12:30; Lc 11:23). Ou estamos do Seu lado, ou do lado de Seus inimigos. Todo seguidor de Cristo deve fazer a si mesmo a pergunta. Qual é a minha posição?

*Eles ouviram falar do Senhor, pode ser que até receberam ou viram alguns milagres, mas no momento de conjuntura, eles optaram por seguir seus líderes. Porventura somos diferentes deles? Não somos defensores de políticos, seguidores de pensadores de ilusões? Esquecemos que somos chamados para sermos embaixadores de Cristo e defensores de sua causa!

 Pedro

 "E Pedro estava da parte de fora, à porta"

 "E com eles estava Pedro, aquentando-se também"

 "E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se.” (João 18:16,18; 18:25).

 No início Pedro estava do lado de fora, na porta do pátio da casa do sumo sacerdote. No decorrer da exposição de João, ele entrou no pátio e se juntou aos servos e servidores. Então lemos duas vezes que Pedro ficou com eles e se aqueceu. Que quadro triste: Pedro, o cristão, estava com os servos e servidores incrédulos e se aqueceu! A Bíblia diz estar frio naquela noite. Estava literalmente frio e Pedro sentiu a necessidade de se aquecer. Mas também estava frio no sentido figurativo: o ódio e a inimizade que se chocavam com o Salvador faziam este lugar amargamente frio.

 Você também sente o frio do mundo? Seu Salvador foi rejeitado aqui e finalmente pregado na cruz. É compreensível que você sinta a necessidade de se aquecer. Mas a questão é. Onde você quer aquecer? No fogo do mundo (v. 18) ou no fogo do Senhor (cap. 21,9)? Onde você quer ficar? Com os servos de satanás ou com os servos do Senhor?

*Lembre-se, mesmo caminhando três anos e meio com o Senhor, naquele momento Pedro se deixou levar pelo estresse do momento e se refugiou no mundo. Amadas não se julgue melhor que Pedro, somos aquilo que alimentamos: a carne ou o espírito. Façamos uma auto análise de nós mesmos e vejamos em que lado estamos.

Continue lendo, clicando aqui! - Parte 2

 

Com amor.

Volume: 2016 - Edição: 2 - Página: 23

Autor: Daniel Melui

  • Adendo: Miriam Ometto