Eis Me Aqui!

 Eis-me aqui!

 Várias pessoas da Bíblia responderam ao chamado de Deus, por vezes muito sério, dizendo: "Eis-me aqui"! Muitas vezes eles foram confrontados com uma tarefa cuja magnitude ainda não tinham conhecimento. Mas para esta resposta: "Eis-me aqui!" Ele lhes deu a força necessária para responder ao seu chamado.

 Que nossa vida também esteja mais em prontidão e atenta, ao receber seu chamado, respondamos imediatamente o serviço que o Senhor tem nós confiado!

 

  Abraão

 Encontramos esta expressão pela primeira vez em Gênesis 22:1. Quando Deus chamou Abraão, ele imediatamente respondeu: "Eis-me aqui! Ele ainda não sabia que tarefa surpresa e por sinal muito difícil estava enfrentando, mas estava pronto para fazer o que Deus queria que ele fizesse. E então ele recebeu a difícil tarefa de sacrificar seu filho. Sim, com Isaque, seu filho, seu único filho, a quem ele amava, ele tinha que ir a Moriá e oferecê-lo como um sacrifício em uma das montanhas que Deus o mostraria. Do ponto de vista humano, esta missão era impossível de ser cumprida. Mas pela fé, no poder de Deus, ele foi capaz de realizá-la. Ele estava ciente de que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos mortos. E se Deus não o tivesse impedido, ele teria ido até o fim. Portanto, suas ações são apresentadas em Hebreus 11:17 como um ato de fé completo e se diz que Abraão sacrificou seu filho. Através da obediência de sua fé, suas ações se tornaram um exemplo impressionante do que Deus mais tarde realmente fez com seu amado Filho unigênito. Ele O deu na cruz do Gólgota por nós!

 Jacó

 Quando Deus chamou Jacó (Gn 46:2), sua resposta também foi: "Eis-me aqui! Nem sempre foi este o caso. Jacó em sua vida por várias vezes teve desejo próprio e muitas vezes seguiu seu próprio caminho, às vezes, correu na frente de Deus. Mas Deus o venceu.

 E agora, com sua idade avançada, ele estava aqui diante de uma decisão difícil. Ele tinha aprendido a ter medo de si mesmo. Contudo ele tinha a impressão de que era o caminho de Deus para ele descer ao Egito, mas ainda não estava bem certo disso e tinha medo de partir. Ele certamente estava pensando em Abraão, que tinha ido para o Egito por caminho próprio. E que também seu pai Isaque teria ido para lá se Deus não o tivesse impedido.

 Sim, era compreensível que Jacó tivesse medo. Portanto, Deus veio ao seu encontro em graça e o chamou pelo seu nome. Jacó respondeu: "Eis-me aqui!" e assim ele se tornou uma ferramenta útil para Deus. Oh, por muitos anos ele não tinha sido! Quando ele esteve diante do Faraó, teve que confessar: "poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações ". Mas agora ele se deixou ser usado por Deus, para predizer a história do povo de Israel em bênção a seus filhos. Foi-lhe até permitido profetizar da glória de Cristo: "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos...”

"O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos". Assim, na idade avançada de Jacó, foi lhe permitido reconhecer os pensamentos de Deus a fim de agir de acordo com eles.

 Moisés

 Que belo para nós é descrito o início da vida de Moisés! De Paulo é dito que Deus o escolheu desde o ventre de sua mãe. Mas foi a mesma coisa com Moisés. Ele não estava nomeado desde o início como o líder do povo de Israel? Quando ele tinha quarenta anos de idade, decidiu em seu coração cuidar de seus irmãos, mas foi só aos oitenta anos que Deus o chamou. Quando Sua voz o chamou, ele respondeu: "Eis-me aqui!". (Êx 3:4). Ele ainda não conhecia a imensidão e responsabilidade de sua tarefa, e quando foi colocado diante dela, ele recuou. Mas isto não deve ser assim. Quando Deus chama um de Seus para servir, tal pessoa não deve dizer a Ele que é "pesado de boca e pesado de língua" (Ex 4:10), porque: "O Senhor sempre fez em nós o que Ele espera que façamos”.

Quando Moisés, consciente de sua própria fraqueza, quis fugir da tarefa, Deus ficou irado e lhe colocou claro diante de seus olhos que não era a boca que importava, mas o que Deus fazia com a boca e que Ele lhe podia soltar a língua. Moisés tinha dito "eis-me aqui" e agora não havia volta. Deus lhe deu forças todos os dias para realizar a tremenda tarefa.

 Samuel

 O nascimento e a vida de Samuel têm pouco em comum com a vida de Moisés. Mas ambas as vidas foram marcadas por um

“Eis-me aqui!" (1 Sam 3:4-9) e marcados por uma grande fidelidade no cumprimento de suas tarefas. Assim ambos demonstram ser homens assim como nós. Moisés esqueceu por um momento a glorificação de Deus (Números 20:12). E Samuel teve que ouvir que seus filhos, que ele mesmo havia nomeado como juízes, não caminhavam em seus caminhos (1 Sm 8). Mas Moisés e Samuel eram servos de Deus que clamavam ao Senhor pelo povo (ver Salmo 99:6; Jeremias 15:1), homens, que Deus escutou. Que nossas orações também sejam cada vez mais parecidas com as orações daqueles servos que chamaram ao Senhor pelo povo e receberam respostas d'Ele!

 Isaías

 As pessoas mencionadas até agora foram chamadas pelo nome. Com Isaías, não foi assim. No decorrer da história de Israel, a condição espiritual do povo foi de mais e mais. E agora era como se Deus estivesse chamando voluntários para serem servos. Era uma tarefa difícil que os esperava. Eles tinham que pregar e se sentiam como quem gritava no deserto. Mas Isaías pode percorrer o caminho difícil com Deus. Quando Deus chamou: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim "! (Is 6:8). Depois de ter confessado de si mesmo: "Ai de mim! Pois estou perdido", ele podia ser usado, não apenas para dizer dos outros: "Ai deles!, mas também para profetizar da graça.

 A pregação ainda hoje é a mesma, juízo e graça. 2 Coríntios 5:11 e 14, diz sobre isso: "Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens... Porque o amor de Cristo nos constrange..." Damos nós também hoje em dia a Deus sempre esta resposta: "Eis-me aqui"? Não há ao nosso redor também uma pregação a ser proferida todos os dias? Como filhos de Deus, somos chamados a fazer isso. Sejamos fiéis a ela.

 Ananias

 Quando este homem foi chamado pelo seu nome, embora ele não soubesse a abrangência de sua vocação, ele disse: "Eis-me aqui, Senhor! (Atos 9:10). Esta resposta também foi imediatamente seguida pela incumbência. Seu ministério foi mostrado para ele nos mínimos detalhes. No entanto, era muito natural que ele quisesse falar sobre isso primeiro com o Senhor. Ele conhecia - talvez apenas pelo nome - este Saulo de Tarso. Ele sabia que ele havia perseguido a igreja de Deus. Ele o conhecia como um lobo da tribo de Benjamin. Jacó havia profetizado certa vez sobre esta tribo que ela seria como um "lobo devorador”. Saulo era impiedoso com sua presa. Ele mesmo não se detinha nem mesmo de capturar mulheres. E este é o homem a quem Ananias deveria ir? Não estava havendo aqui algum engano? Mas pela resposta do Senhor ficou claro que Saulo era um dos escolhidos do Senhor. E assim Ananias foi. Deus trabalha de maneiras maravilhosas. Quão grato Ananias deve ter ficado depois, não só por ter recebido esta missão, mas também por tê-la realizado.

    

 

Clique aqui para conhecer outros temas!