Eliminação da Violência contra a Mulher

Dia 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Essa data foi escolhida para lembrar o dia do assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa) também conhecidas como Las Mariposas.

No ano de 1960, no dia 25 de novembro, as irmãs Mirabal ou Las Mariposas foram covardemente assassinadas pela polícia secreta da República Dominicana, a qual simulou um acidente de carro. As irmãs Mirabal pertenciam à classe alta da sociedade, eram casadas, tinham filhos, além de serem ativistas e lutavam contra a ditadura de Leonidas Trujillo.

Desde 1981, a data da morte dessas irmãs vem sendo um marco na luta das mulheres contra a violência. Porém, foi em março de 1999 que a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou a data 25 de novembro o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Mirabal ou Las Mariposas.

A violência contra a mulher, infelizmente, é um problema de ordem mundial que não escolhe raça, etnia ou mesmo religião e está inserida em qualquer contexto social.

Essa causa do dia 25 de novembro também nos chama a atenção para os 5 (cinco) tipos de violência contra a mulher, os quais acontecem no contexto doméstico ou familiar, e que são descritos na Lei 11.340/06, a lei brasileira conhecida como Lei Maria da Penha:

  • Violência física;
  • Violência psicológica;
  • Violência sexual;
  • Violência patrimonial;
  • Violência moral.

Vale ressaltar que a expressão máxima da violência contra a mulher é o óbito, aquele que decorre de um crime de ódio baseado no fato de ser mulher – o feminicídio.

Atualmente, o Brasil ocupa o 5º (quinto) lugar no ranking mundial de assassinato de mulheres, uma triste e lamentável posição.

Ações pelo fim da violência contra a mulher não devem ser apenas pontuais, marcadas por um acontecimento ou um evento social. Tais ações devem ser contínuas de tal maneira que conscientize e sensibilize toda a sociedade a combater este tipo de atrocidade.

A causa do dia 25 de novembro não é exclusividade da mulher que sofreu ou sofre violência. É uma causa humanitária!

Vamos despertar a consciência e combater a violência!!!