Enoque

 Enoque

 No Antigo Testamento Deus registrou para nós, muitas vezes em palavras curtas através de Seu Espírito, imagens impressionantes da vida de homens que O têm agradado. Já as lemos muitas vezes, mas as mensagens que elas contêm são mensagens que precisamos repetidamente relembrá-las.

 O relato da vida de Enoque concentra-se em Gênesis 5 na dupla afirmação: " E andou Enoque com Deus", e em Hebreus 11:5 no testemunho de Deus de que ele O tinha agradado pela fé. Nesta atitude, ele caminhou durante 300 anos. Ele teve uma família com filhos e filhas. Mas nenhuma questões da existência deles, nem de educação, nem qualquer preocupação foram capazes de afastá-lo de  um relacionamento íntimo com Deus.

 No entanto, seu ambiente não era melhor do que o nosso. Naquela época, a humanidade estava enfrentando o julgamento do Dilúvio porque sua maldade era grande. Em seus corações havia inimizade contra Deus e contra todos que estavam do Seu lado. Enoque sofria com tudo o que as pessoas faziam e diziam. Sua profecia, que é citada na carta de Judas, teve sua origem no povo de seus dias. Diz: "Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele" (Judas 14 - 15). Enoque, junto com os salvos antepassados e sua família, formaram uma pequena minoria que cria,  entre  aquela maioria que não temiam a Deus. Mas com Deus ele estava em uma posição superior e foi capaz de resistir a suas fortes influências em todas as áreas da vida na fé.

 Não lemos nada nesta breve biografia da Palavra sobre as interrupções de fé  na caminhada de Enoque com Deus durante os 365 anos. A fidelidade em sua caminhada com Deus teve um resultado glorioso: "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara, Deus o levou". Não lemos que este final feliz de sua jornada de fé na Terra lhe foi revelado com antecedência. Mas para nós aqui na Terra, a fiel certeza da promessa de nosso Senhor: “Eis que breve venho!”, um poderoso incentivo para nos purificar "como também ele é puro" e “sempre abundantes na obra do Senhor" (1 João 3:3 e 1 Co 15:58).

Depósito de Literatura Cristã

Autor: Walter Gschwind [1]

Traduzido por: Lóide Bremicker

 

Adendo: Este Enoque vem da descendência de Sete - não podemos confundir com o Enoque de Gn 4:17 (filho de Caim). Jarede, seu pai, o gerou com 162 anos, e depois disso viveu mais 800 anos (Gn 5:18). Se estudarmos sua genealogia veremos que ele foi bisavô de Noé e que sua vida influenciou as suas próximas gerações. Por meio da Fé, andou Enoque com Deus, esse termo “andou” implica um relacionamento firme e progressivo, e não encontro ocasionais. Devido esse relacionamento íntimo com Deus, Enoque não morre, ele é transladado, assim como a Igreja será arrebatada aos céus antes do início da tribulação (1 Tes 4:13a18, Ap 3:10). Que maravilhosa esperança!

Com amor.

Miriam Ometto

 

Outros homens da Bíblia