Eva - Figura da Igreja

Eva (Gn 2:18-25)

A mulher de Adão, uma figura de Cristo, como o primogênito de toda criação (Cl 1:15) e ao qual toda criação do universo está sujeito.

Vemos como ela foi tirada de Adão, quando Deus formou de uma de suas costelas este ser feminino, que é de natureza tão diferente do homem e, no entanto, corresponde a ele. Ela está intimamente unida a Adão e o complementa em todos os sentidos. Homem e mulher juntos formam o ser humano de acordo com os planos de Deus.

Neste contexto, encontramos o pensamento divino: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:24; Mt 19:5). As duas expressões em hebraico, "apegar-se" e "ser uma só carne" expressam mais do que a união física. Elas significam a união dos dois seres correspondentes em termos de sua personalidade, suas sensações e seu espírito. Eva tornou-se a esposa de Adão através de um ato da perfeita sabedoria de Deus, que queria dar ao primeiro homem uma ajudadora que lhe fosse idônea.

Assim, todo casal cristão tem o imensurável privilégio de conhecer o profundo significado do casamento. A unidade formada pelo casamento de duas pessoas para o tempo nesta terra é uma bela imagem - embora sempre imperfeita - da união espiritual de Cristo e sua igreja (Ef 5:31:32). Assim, podemos ver em Eva, Gênesis 2, o exemplo da igreja. Segundo os pensamentos de Deus, Cristo deve ter uma esposa que lhe corresponda perfeitamente (Rm 8:29; 1 Jo 3:2).

A origem da igreja é uma consequência da morte do Senhor Jesus, como indica o sono profundo de Adão. Sobre a

Cruz, onde Cristo morreu, seu amor por sua igreja foi expresso de uma forma extraordinária. Lá Ele " a si mesmo se entregou por ela " (Ef 5:25). A ressurreição de Cristo, sua posterior ascensão e o envio do Espírito Santo completa o quadro dos planos divinos de Deus e a figura da Noiva, a esposa do Cordeiro (Ap21:9). Apreciamos nós o suficiente este amor de Cristo por sua igreja, à qual nos é permitido pertencer por graça? Quanto mais apreciamos este amor, mais nos damos conta de quão intimamente estamos unidos a Cristo, sendo formados dEle, "membros de seu corpo, da sua carne e dos seus ossos" (Ef 5:30).

Na época em que Adão se uniu a Eva, ele governou sobre toda a primeira criação (uma soberania que Satanás nunca alcançou, mas que ele conseguiu roubar do homem fazendo dele seu escravo após a queda do homem em pecado). Cristo é a cabeça de toda a criação, o "primogênito", ou seja, Ele toma o primeiro lugar em vista de todas as coisas criadas. Além disso, através de Sua vitória na cruz, Ele tirou do príncipe injusto deste mundo os direitos que Ele usurpou. Como ser humano, ele recuperou tudo que ele tinha por direito, a herança de todas as coisas criadas, as quais Adão deixou cair de suas mãos.

Eva se uniu a Adão para desfrutar as bênçãos do Éden com ele na inocência. Isto aconteceu antes da queda em pecado e todas as consequências entrarem no mundo.

 

Da mesma forma, a igreja agora goza, já pela fé, as bênçãos celestiais que possuímos em Cristo, no "Paraíso de Deus" (Ap 2:7). E quão maravilhosa é a esperança da igreja de logo estar com Cristo, quando Ele próprio a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5:27). Então compartilhará Sua glória com Ele, tanto durante o Reino Milenar como além dele, em uma eternidade de luz e paz (Ap 21:2; 22:5).

Traduzido por Loíde Bremicker

Original publicado em (https://haltefest.ch), Volume: 1999 - Autor:P. Diedrich

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - boasemente.com.br