Família

 A família é uma provisão maravilhosa que Deus estabeleceu para o bem da humanidade, desde o princípio da criação até o fim. Enquanto há terra, a unidade da família é provada e sustentada por Deus (Gn 5:1,2; 10:1,5). Homem e mulher os criou, e os abençoou. Um esposo e uma esposa são o fundamento de uma família. Já que Deus instituiu a unidade da família, também nos deixou notas em sua Palavra para comportarmos  conforme Seu propósito para nós. Isto se aplica a cada um de nós pessoalmente.

 Temos um exemplo disto em Deuteronômio 6, onde Deus se dirige a nação de Israel: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração, e de toda tua alma, e com todas tuas forças. E estas palavras que eu te ordeno hoje, estarão em teu coração… as inculcará a teus filhos, e falará dela estando em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se” (vs.5,8).

 Estas instruções explicitas cobrem todos os mandamentos. Considerando ser primordial na condução do meu próprio  lar: ter uma relação íntima e de amor com o Senhor. Nisto reside o segredo da paz e felicidade de todo lar cristão. Se estou desfrutando da comunhão com o Senhor e caminhando com Ele, então isto influenciará a todos os que vivem em minha casa. Os membros da família compartilharão desta alegria. Quando me dou conta que sem o Senhor não posso fazer nada, então sou impulsionado a tirar os olhos de mim mesmo e confiar completamente nEle. Neste caso, conseguimos dizer. Tudo posso em Cristo que me fortalece” (Fil.4:13).

 Vamos meditar um pouco neste versículo e analisarmos alguns de seus pontos.

 Primeiro, devemos ensinar a Palavra aos nossos filhos. Isto requer diligência. É importante  que os pais, mediante sua forma de falar e comportar-se, transmitam temor e confiança em Deus e sua palavra. Segundo, falar da Palavra quando estamos sentados em casa ou quando caminhamos. Notemos a diferença em falar a eles (filhos) e falar delas (as palavras dos mandamentos) a nossos filhos. Isto implica falar a nossos filhos acerca do que a Bíblia ensina e como aplicá-la na vida diária. Nosso Pai celestial sabe que vivemos tempos difíceis  e que o inimigo, Satanás, almeja que não sigamos ao Senhor em obediência a Sua Palavra. É importante que os pais dediquem todos os esforços possíveis para manter um coração e uma porta aberta, mostrando disponibilidade para seus filhos. As crianças necessitam de alguém em quem confiar, compartilhar alegrias, expectativas, desilusões e problemas. Devemos fazer que nossos filhos sintam serem queridos e preciosos, que nos preocupamos com eles e pelo que lhes sucedem.

 O seguinte ponto diz: “… ao deitar e ao levantar”. Deus sabe que necessitamos descansar: “Venham repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Mr.6:31). O Senhor disse isto aos seus discípulos quando as multidões vagavam como ovelhas sem pastor. Ele não diz: “vão”, e sim, “venham”. Jamais Ele pensava em nos deixar sozinhos. Que lindo isto! Quando há problemas em minha vida, no meu lar, nas assembleias do povo de Deus, e não sabemos como resolver, este então é o momento de ficar a sós com o Senhor.

 

 Jacob Redekop