Jeoseba

Jeoseba - uma mulher corajosa

Jeoseba pertence às mulheres bastante desconhecidas na Bíblia. Ela é mencionada apenas em uma ocasião (cf. 2 Reis 11:2- 2 Cr 22:11). Ela era com toda certeza uma mulher especial, com coragem especial e com uma atitude especial. Ela salvou a vida do filho de um jovem rei, arriscando sua própria vida. Junto com seu marido, ela o manteve escondido por seis anos até que ele pudesse assumir o governo de Judá, em um golpe de Estado.

O contexto histórico

Jeoseba e seu marido, o sacerdote Joiada, viveram no reino de Judá durante um período muito complicado. Quando o rei Acazias - irmão de Jeoseba - foi morto, sua mãe Atalia decidiu tomar ela mesma o trono. Ela era uma mulher extremamente sem Deus. Para garantir seu poder, ela ordenou friamente a execução de todos os herdeiros masculinos ao trono. Mas Deus se certificou de que um dos filhos de Atalia sobrevivesse ao massacre. Para isso Ele usou a própria irmã de Acazias, ou seja, Jeoseba. Ela estava pronta para ficar contra a rainha. Ela teve pena do menino Joás, protegeu seu sobrinho e assim salvou sua vida. O texto bíblico diz: “Porém Jeosabeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada (porque era irmã de Acazias), o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou”(2 Cr 22:11). Seu marido não é diretamente mencionado nesta atividade, embora ele certamente concordasse com as ações de sua esposa. É importante para Deus nos mostrar a coragem especial da fé desta mulher como um exemplo para nós.

Jeoseba protegeu o menino no templo até os sete anos de idade. Então seu marido organizou um golpe de estado, mandou executar Atalia e colocou o filho do rei no trono. Nesta atividade novamente a esposa não é mencionada, pois não era seu trabalho interferir na política.

Jeoseba pertencia à família real como uma irmã do rei. Mas através de seu casamento com o sumo sacerdote de Deus, ela obviamente escolheu um caminho com Deus. Através de seu ato de fé, ela agora se encontrava em uma situação particularmente crítica em oposição à Atalia, sedenta de poder. Seu motivo não terá sido apenas a compaixão pelo menino, mas certamente o fato de que ela se orientou pelos padrões de Deus e teve um senso de certo e errado.

Crianças sem pais

Gostaria de apresentar Jeoseba como um exemplo encorajador para todas as mulheres (e casais) que cuidam e trabalham com crianças órfãs. A mãe de Joás é mencionada uma vez, mas podemos supor que ela não estava mais viva no momento do massacre. Jeoseba e seu marido exerceram uma boa influência sobre o menino e fizeram um grande esforço por ele. O relatório inspirado nos diz que ele reinou em Jerusalém por quarenta anos e que fez o que era certo aos olhos do Senhor - mas apenas enquanto o sacerdote Joiada vivesse.

O Antigo Testamento deixa claro em vários lugares que os órfãos são altamente valorizados por Deus. Em Deuteronômio 10:18 lemos que Deus "faz justiça para os órfãos". O Salmo 68:5 afirma explicitamente que Deus é "um pai do órfão". No Salmo 146:9 lemos que Deus sustém o órfão. Em Oséias 14:4 lemos que o órfão alcança misericórdia em Deus. Repetidamente o povo de Israel é advertido a não desconsiderar e negligenciar os órfãos.

O Novo Testamento fala uma vez dos órfãos em Tiago 1:27: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações ". Isto sublinha o alto valor que os órfãos têm em Deus. O apoio para com tais crianças pobres é uma atividade abençoada na qual especialmente as mulheres cristãs - casadas ou não - podem se envolver de uma forma ou de outra. Isto pode ser feito, por exemplo, através de encontros especiais para crianças, acampamentos de férias, etc. Não devemos  estar fechados a ideia de considerar a acolhida de filhos orfãos ou como casal a adoção de uma criança sem pais.

Em outro contexto, o Senhor Jesus diz a seus discípulos: "Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou " (Lc 9,48). Certamente este versículo também pode ser aplicado ao cuidado de crianças sem pais. As mulheres (e os casais) que o fizerem certamente encontrarão a aprovação de Deus.

Jeoseba investiu muita energia e tempo no pequeno Joás. Em sua casa ele aprendeu o que significa agradar ao Senhor. Nenhuma criança aprende isso sozinha. Mas deveria ser o objetivo de toda mulher crente que cuida dos filhos de outras pessoas (claro que antes de tudo dos seus próprios). Sim, é verdade: O objetivo muitas vezes não é alcançado. Joás deixou de agradar ao Senhor depois da morte de Jeoseba. Toda criança tem que decidir a favor ou contra uma vida com Deus assim que crescer o suficiente para entender. Muitas crianças que foram apresentadas ao Senhor no início da juventude seguem seus próprios caminhos mais tarde. Infelizmente, isto se aplica com frequência a crianças adotadas ou adotivas. No entanto, é triste quando nem sequer tentamos alcançar este objetivo. É bom se ajudarmos as crianças e os jovens a adquirirem todo tipo de conhecimento para que eles possam enfrentar a vida nesta terra. É sempre mais importante fazê-los entender o que significa uma vida com o Senhor. Fazemos isso primeiro através de nosso exemplo e depois através do que ensinamos a nossos filhos.

Encorajamento

O fato de Joás não ter se saído bem no final não deve nos desencorajar. Oferecer a uma criança a oportunidade de conhecer o Senhor ou mesmo de crescer em uma atmosfera cristã onde ela possa experimentar o amor divino supera muitas desvantagens e muitos riscos. Sim - é preciso coragem, fé, energia e acima de tudo a convicção para agir de acordo com a vontade de Deus. Mas se temos a missão de Deus, também temos Sua aprovação. Para finalizar, gostaria de apresentar duas coisas para se pensar:

  1. a) Apesar de todos os exemplos negativos, há o exemplo positivo de Mardoqueu e sua sobrinha Ester, que ele havia adotado como filha (Ester 2:7 e 15). Ele exerceu uma boa influência sobre a jovem Ester e moldou toda a vida desta jovem mulher. Mardoqueu é um exemplo motivador para todos os que cuidam de crianças órfãs.
  2. b) O próprio Deus disse uma vez de seu próprio povo: "Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim" (Is 1:2). A educação de Deus é certamente perfeita e sem nenhuma falha. No entanto, Seus filhos decidiram conscientemente ficar contra Ele e de caíram, distanciando dEle. Isto não pretende nos desmotivar, mas há um certo consolo quando, apesar de todos os nossos esforços, as crianças de quem cuidamos intensivamente seguem seus próprios caminhos. Cabe a nós cumprir nossa responsabilidade e fazê-lo da maneira como fez Jeoseba. Tudo o mais deixamos a Deus.

 Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama na recâmara, e o escondeu de Atalia, e assim não o mataram.

2 Reis 11:2     

                                   Clique aqui e conheça outras mulheres da Bíblia!

Traduzido por: Loide Bremicker

Original publicado em (https://haltefest.ch) autor: Ernst-August Bremicker

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - www.boasemente.com.br