Lições Para os Dias Difíceis

 Amadas, estamos vivendo na atualidade uma onda enorme de suicídio, depressão e constante descontentamento, e não estamos isentas de vivermos tais sintomas citados acima, afinal vivemos em dias nos quais o luto, a perda e a derrota não podem de maneira nenhuma fazer parte do calendário humano, somos bombardeadas através da mídia com sorrisos - que não mostram o vazio; prêmios - que não trazem satisfação duradoura;  jovens e adultos sem saber qual o sentido da vida e então quando chega uma tempestade, eles não têm guarda-chuvas para se protegerem da mesma. Se déssemos o privilégio de meditarmos em Eclesiastes 3:1 a 8, constataríamos a complexidade da vida. Por  vivermos em um mundo decaído, sofremos as consequências, tais quais como: confusões, desencantos, frustrações, perdas e mortes. Por consequência, através do avanço tecnológico temos dificuldades de  gerir as emoções e desfrutarmos das lições aprendidas por elas.

 Como seriam as nossas vidas se nunca experimentássemos os fracassos, as lutas e as decepções?

 Nunca teríamos êxitos sem os fracassos, nunca teríamos vitórias sem lutas e jamais alcançaríamos a satisfação sem ter lutado com as decepções que nos rodeiam! Deus deseja que jamais desistamos das provas e sigamos, "…sigamos prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo”, “… andemos de acordo com que já alcançamos” (Filipenses 3:14,16).

 A Primeira lição para alcançarmos tal objetivo diante das lutas é reconhecer que sem o nosso Senhor as dificuldades nos parecem impossíveis de transpassá-las, mas para isso temos que confessar nossas falhas e pecados, sabendo que Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar em toda justiça, sem esta atitude não seremos vitoriosas nas batalhas. A segunda lição é aprendermos com os nossos erros, sabendo que o fracasso é uma porta à disposição, na qual podemos adentrar e começar de novo. Visto que aprendemos estas lições, prossigamos adiante, não fazendo uma oca daquela situação para morarmos ali, o versículo acima nos adverte a seguirmos adiante, e no versículo anterior no capítulo diz: “… esquecendo das coisas que para trás ficam, avançando” vs13. Se quisermos ser vitoriosos, devemos deixar Deus trabalhar em nós, caso contrário, estaremos sempre naquela oca estacionados sem poder desfrutar do deslumbramento de uma vida cristã.

 Queridas amigas, uma boa dica para alcançarmos tais lições é memorizar em nossos corações o Salmo 118:24 “este é o dia que fez o Senhor, exultemos e nos alegramos nele”. Mesmo que no dia não haja brilho, recite em voz alta, afinal não podemos mudar as circunstâncias, contudo podemos mudar nossas atitudes em meios as circunstâncias. Afinal, os fracassos, lutas e decepções passados, são portas para um êxito futuro.

 Lembremos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito” (Ecl 3:1).

Com amor