Planner de Leitura

"Até aqui nos ajudou o Senhor" 1 Samuel 7:12

 

E 2022 já começou. Mais um novo ano, e assim como outros, estamos cheios de expectativas e propósitos em várias áreas de nossas vidas. Um dos meus propósitos é a leitura diária da Bíblia, tenho planos e mais planos que me indica uma leitura anual, acho estes planos eficientes para quem quer ter uma leitura diária e ter no fim do ano uma meta cumprida de leitura anual, no entanto, em minha experiência de vida, depois de vários anos seguindo estes modelos, este ano quero compartilhar algo novo, que mudou meu foco de leitura, e espero que seja bênção, nas suas vidas, como tem sido na minha.

Amadas amigas, antes de tudo, gostaria de perguntar a vocês: Qual tem sido seu propósito de leitura?

Vou ser muito franca com vocês… Muitas das vezes tentei seguir esses planos como forma de cumprir um ritual, um desencargo de consciência, ou até uma pontinha de orgulho em dizer: "Sim, eu li a Bíblia inteira". Contudo, comecei a sondar meu coração e percebi que mesmo querendo alcançar um objetivo justo, estava saindo do verdadeiro propósito, é triste admitir.  No entanto, demos graças ao Senhor que nos transforma e regenera a cada dia através de seu Espírito Santo que habita em nós (Tito 3:5/ 1 Pedro 1:3,23). 

Como já disse, não estou menosprezando os planos de leituras diárias, e sim, compartilhando algo que espero que possa contribuir para um crescimento espiritual durante este novo ano que se inicia.

A palavra quando aplicada em nossas vidas possui o propósito de transformar-nos e nos tornarmos mais parecidas com o Nosso Senhor Jesus, então nada melhor que começarmos a ler sobre Ele. Indico para aquelas amadas que abraçaram a Fé.

 Sem muita enrolação vou dizer como tenho feito de um tempo para cá:

 1- Ore e peça ao Senhor ajuda, sabedoria e discernimento da Palavra, posso dizer que a cada ano ele renovará em sua vida, e você aprenderá muitas coisas novas (Hebreus 4:12,13), pois o objetivo, não será uma leitura anual, sem metas a cumprir, no entanto um compromisso de querer e conhecer a Deus.

2- Tenha um tempo a sós: reserve 30 minutos que seja de seu dia, se você for mãe e tem filhas ou filhos que tenham uma certa maturidade, será momento maravilhoso de intimidade na qual estará ensinando à importância de conhecê-Lo: não somente de ouvir falar, mas sim de contigo andar, Jó 42:5

3- Escolha um Evangelho para começar: este ano comecei com Lucas (procure entender a vida do evangelista).

4- Grife as referências: a maioria das Bíblias hoje vem com referências em cada capítulo, use esta ferramenta, Todo o Novo Testamento, é baseado nas Promessas e Profecias do Antigo Testamento, leia e grife todas.

5- Procure um tempo para uma leitura em voz alta: cada uma de nós temos os devocionais prediletos, que nos traz consolo, ânimo, esperança. Porém aqui, incentivo a ler um capítulo de um Salmos (119 pode ser lido em vários dias… risos), Provérbios, Cantares ou Eclesiastes, em voz alta, se sua mente divagar com as preocupações, leia novamente. Exemplo: Se faço minha leitura da Bíblia pela manhã, posso ler este capítulo à tarde ou à noite.

 Vocês podem estar se perguntando? "Então a cada ano ela somente lê o Novo Testamento?"

Não! Como no tópico 4, as referências me fazem entender muitas coisas da Aliança Antiga. Posso dizer que depois de ler tudo do Novo Testamento, o Senhor nós trará muita clareza sobre suas promessas para o povo Judeu e para a Igreja.

 Amadas, neste método de leitura, o objetivo é o tempo de qualidade com o Senhor, se seu tempo  permite ler apenas meio capítulo, faça-o com esmero, ou seja, bem feito.

Dicas: Acabou um evangelho, comece o outro, descubra em cada evangelho a revelação do Senhor Jesus, então logo a seguir leia Atos e após as cartas, através delas vamos aprender ensinos para nós como Igreja do Deus Vivo.

 Obs: Apocalipse é um livro complexo, quando começar a ler procure livros de escritores fiéis para te auxiliar (se necessitar minha ajuda posso indicar alguns autores).

 Amadas, nos empenhamos em ser fitness, master chef na cozinha, PhD em assuntos referentes às dietas, políticas e tantos assuntos diversos, seguimos, praticamos e defendemos pessoas que tem um estilo de vida totalmente contrário às escrituras, nos deixamos levar por ondas e emoções do momento, achamos tempo para tudo e todos, e muitas das vezes esquecemos do fundamental que é cuidar de nossa vida espiritual.

 Não importa se você nunca leu, ou já tenha lido dezenas de vezes, não importa seu método de leitura, se será o meu ou de outro, o importante é que em 2022, o seu e o meu foco seja : Ser mais parecido com o Nosso Senhor!  E que neste ano, não só ouviremos dEle, mas o veremos assim como Ele é!

 

Com amor.

Miriam Ometto

 

Leia outras meditações, aqui!