Presente Século

Queridas irmãs, gostaria de convidá-las a meditar na vida de Demas. Quem foi Demas afinal? Talvez alguns nunca tenham ouvido falar nesse nome, mas ele aparece 3 vezes na Bíblia, e essas 3 aparências possuem um grande aprendizado, principalmente para os dias em que vivemos.

“Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores…” Filemon 1:23,24.

Que privilégio encontramos aqui, Paulo deixa escrito na carta a Filemon sobre seus cooperados. Já pensou que maravilhoso, em uma carta estar escrito seu nome como cooperador de Paulo? Ainda mais tendo em mente tudo o que estava sendo realizado em prol do reino de Deus? Mas que tal darmos uma olhada na próxima passagem?

“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas” Colossenses 4:14.

O que será que aconteceu que agora Demas não é mais apresentado como cooperador? Ou por que será que não há nenhuma indicação especial para esse irmão? Ele estava ausente? Não possuía real interesse na obra? Em ajudar? E continuando para a terceira passagem:

“Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou …” 2 Timóteo 4:10.

Que dor e tristeza deve ter sido para Paulo ter que escrever que um de seus cooperadores amou o presente século e o abandonou.

Queridas irmãs, através desta meditação, eu gostaria de compartilhar a importância de estarmos firmes e vigilantes, porque como cristãs, nós corremos o risco de duvidarmos, nos afastarmos, perdermos o interesse, e levarmos uma vida de indiferença. Por isso precisamos nos preparar para vivermos neste presente século, ou melhor, neste século mal.

E como nos preparar? Espero poder contribuir com algumas dicas

“Fugi de toda aparência do mal” 1 Tessalonicenses 5:22

“Sede sóbrio e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé…” 1 Pedro 5:8,9.

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” 1 João 2:15-17.

Queridas irmãs, temos que levar esse assunto com seriedade e humildade. Seriedade, pois o assunto precisa ser estudado e termos um posicionamento firme sobre isto, e humildade, de não nos acharmos melhores que ninguém, porque o orgulho precede a queda. Quando somos advertidas a fugir de toda aparência do mal, é porque devemos ter em mente que Satanás em todo seu poderio, tem forças suficientes para lhe fazer duvidar, cambalear, fraquejar, ele é um dos seres mais poderosos desta esfera, então não devemos nos achar os mais capacitados e querermos enfrentar ele de peitos abertos, quando na verdade, o correto a se fazer é fugir de toda aparência do mal, resistir na fé, convictos do que temos crido, porque Ele já venceu o maligno para nós. Não dando oportunidade ao mal. Satanás tentou o Senhor Jesus, você acha que ele iria desperdiçar uma oportunidade? Por isso a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, de modo curto, respectivamente, o desejo de ter, o desejo de ver e o desejo de ser não devem proceder em um cristão, pois não fazem parte da nossa nova natureza.

Então o que devemos fazer?

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:1,2.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Filipenses 4:8

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” Colossenses 3:1,2.

Que esses versículos nos encoraje a focar no que de fato interessa, nas coisas do alto, olhando firmemente para o autor e consumador da fé. Que possamos ter em mente a importância do que pensamos, no que os nossos pensamentos estão focados. Sabendo que não podemos dar uma brecha, porque Satanás não desperdiçou a oportunidade com Eva:

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento…” Gênesis 3:6.

Eva deu oportunidade para querer ter de comer da árvore boa para se comer, deu oportunidade de ver que ela era agradável aos olhos, e desejou ser alguém que tivesse entendimento. Que possamos ser sóbrios e vigilantes, não olhando para o presente século, porque na primeira oportunidade que dermos, este presente século será atrativo.

 

Com amor,

Mi Ometto.