Provérbios 31:14

Provérbios 31:14.

 Bem, como na matéria anterior que terminamos com uma dica interessante sobre fazer lista para seu dia-a-dia, ou semanalmente, vamos aqui dar algumas ideias de como elas podem ser feitas.

 Liste-as por ordem de urgência: aquelas atividades que deveriam ser feitas há anos…rs.

 Há mil e uma ideias hoje na internet, sobre organização e limpeza de casa, listas de compras, menu para semana, então, vamos utilizar isso ao nosso favor, lembrando que a mulher que estamos estudando não tinha nada destas facilidades que temos hoje.

 O versículo de hoje nos revela outra virtude desta mulher. Aqui vemos que em sua cidade estava tendo escassez de pão, no entanto, ela tinha uma família para cuidar, então, ela não jogou a toalha e desistiu, mas sim, foi procurar um jeito de prover sua família.

 Hoje pode ser que não falte o pão para sua família, mas o orçamento está cada dia mais apertado. Que posso eu fazer?

 Em vez de você se tornar uma mulher rixosa e briguenta (Pv 27:15; Pv 21:9; Pv 19:13), que atormenta seu marido, reclamando e dando broncas como se ele fosse uma criança, honre-o, pois Deus diz que devemos honrar os nossos esposos (Ef 5:33). E aqui abro um parentêses: queridas irmãs, se você tem tido esta atitude de mulher rixosa e briguenta, analise sua vida diária com Deus.

 A maneira como eu trato o meu esposo diz muito sobre a minha personalidade e minha vida cristã (jovens isso é para vocês também! Honre seus pais, mestres, patrões, como ao Senhor).

 Fui buscar o que nosso dicionário diz sobre honrar e fiquei boquiaberta com o que encontrei, vamos ver se tenho aferido esse verbo nas vidas de nossos esposos:

 “Honra, é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características socialmente virtuosa”.Há 65 sinônimos na língua portuguesa para honra, e  ainda, palavras semelhantes, que são de tirar o fôlego: abrilhantar, aformosear ,venerar, adorar, aplaudir, condecorar, reverenciar…etc.

 Sendo assim, devemos colocar-nos diante do Senhor e pedirmos para que Ele nos auxilie e nos mostre como devemos ajudar para com o orçamento de nosso lar (fazendo pães, bolos, compotas, máscaras... todo o trabalho é louvável). Dessa maneira, honraremos nosso marido e, principalmente, honraremos nosso Deus. 

 Estudando esses versículos temos visto que realmente achar uma mulher assim é como achar uma pérola inestimável, porém, não é impossível (lembre-se que não é você que se intitula virtuosa). Vamos criar hábitos diários e exercitá-los em nossas vidas, e quando chegarmos ao fins de nossos dias poderemos ser louvadas por aqueles que nos acercaram.

 Com amor.

Aqui você encontra outros temas para meditar!