Provérbios 31:23

Seu marido é conhecido nas portas da cidade, quando se assenta com os líderes da terra. Provérbios 31:23.

 

A mulher foi criada para acrescentar, preencher um vazio, ser o comprimento de um homem, e juntos essas duas pessoas, com naturezas diferentes, formam uma família. Já é sabido que os homens possuem o papel de líder da casa. Mas, além disso, para que um lar seja pleno, há uma responsabilidade de peso maior sobre a mulher, e isso não tem nada a ver com patriarcalismo ou feminismo, é um fato, a Bíblia atribui esse poder às mulheres. Veja o que diz esses versículos:

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como a podridão em seus ossos. Provérbios 12:4.”

“A mulher sábia edifica a casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba. Provérbios 14:1”

“ Melhor é morar numa terra deserta do que com uma mulher rixosa e iracunda. Provérbios ,21:19.”

É assustador vermos tamanho poder sobre as nossas mãos, para isso temos que pedir sabedoria ao Senhor para não agirmos com egocentrismo. Esse poder é multiplicado quando temos os filhos, pois somos o elo que une pai e filhos, e filhos e pai. Nós podemos honrar os nossos esposos para nossos filhos e amigos, ou dizer: “Seu pai não tem jeito…”.

Como podemos usar esse poder de influenciar nossos filhos e esposos para que se torne uma benção? A resposta está neste mesmo livro que estamos lendo, Provérbios, no verso 15:33 “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”. Esse temor não está relacionado a medo ou covardia e sim um sentimento de profundo respeito e reverência para aquele que sabe o que é melhor para minha vida.

Vemos então que a mulher de Provérbios 31, era popular, os líderes da terra a conheciam pelas suas capacidades que exercia entre o povo, e seu esposo tinha prazer de dizer: “Você é superior a todas”.

Agora as escolhas estão em nossas mãos. Não importam as águas que se passaram, ainda há tempo de consertar as torneiras, pedir perdão, e mostrar que estamos dispostas a trazer através de nossas atitudes canto e alegria.

“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre. Salmos 30:11,12.

 

Com amor.

 

Clique aqui para ler sobre outros versículos!