Raabe

Raabe - Uma mulher de fé

 A fé se torna visível

A meretriz Raabe é um exemplo comovente da grande graça de Deus que chega muito além das fronteiras de Israel. Ela viveu no tempo em que a ação de Deus estava focalizada nas pessoas que Ele mesmo havia escolhido em Abraão (Gn 12:1.2). E mesmo assim ela acreditou que a graça de Deus também se estenderia a ela. Esta fé não foi desapontada! ¹ Então Raabe tornou-se um exemplo da grande graça de Deus, ainda mais porque ela havia sido uma meretriz.

 A fé baseada na mensagem de Deus

Mesmo antes que os espias de Israel chegassem a Jericó, na casa de Raabe, as notícias do Deus de Israel e suas ações já tinham chegado lá. Este é um belo exemplo de fé recebendo a boa nova - um incentivo encorajador para transmitir a mensagem de Deus pregando-a (ver Rm 10:17)!

Raabe tinha ouvido falar de Deus e de seus feitos. A notícia do julgamento que Ele trouxe sobre os inimigos de Seu povo havia chegado à consciência deles (ver Jos 2:11). O fato de que Deus abençoaria Seu povo e lhes daria a terra havia chegado a seus ouvidos (Js 2:9). Ela acreditou neste Deus e buscou refúgio nEle. Ela aceitou a mensagem que ouviu e creu como verdadeira. Isto se torna claro em suas palavras em Josué 2:9 "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra ". Ela entendeu que devia se fazer uma com o povo deste Deus e estava pronta a abrir mão de todas as outras conexões para isto. A fé no Deus de quem ela ouviu falar iria salvá-la! E então esta fé se tornou visível em seu comportamento. Desta forma, Raabe recebeu segurança, certeza e também realização com vista a sua salvação.

 A fé que se manifesta em atos

Era noite quando os espias chegaram a Jericó. Isto era literalmente assim, mas também indica a escuridão moral na qual os povos de Canaã viviam. A vida de Raabe como uma prostituta é um exemplo representativo desta escuridão. Mas houve uma mudança em Raabe. Ela creu em Deus e sua fé passou a brilhar mais que a escuridão moral ao seu redor.

A fé de Raabe é genuína: ela acolheu os espiões do povo de Israel, ainda que do ponto de vista humano isso signifique traição. Além disso, dadas as fortes muralhas de Jericó, não era compreensível que Raabe mudasse de lado e esperasse que Israel tomasse a cidade. Não foi a lógica humana que guiou a Raabe - foi a sua fé. Assim ela se tornou um exemplo de fé em obras e é colocada por Tiago ao lado de Abraão (ver Tg 2:25). Que nobreza para esta mulher e para sua fé!

Entendemos bem que não foi a recepção dos espias que salvou Raabe, mas sua fé. Mas, esta fé se manifestou em obras de fé, na recepção dos espias.

 A fé que supera os obstáculos

A fé de Raabe superou obstáculos. Não somente recebeu os espias em paz (ver Hb 11:31), mas também os escondeu quando o Rei de Jericó os procurava. Raabe só pôde fazer isto confiando em Deus. Ela desenvolveu uma energia e criatividade para encontrar um esconderijo adequado. Por outro lado, percebemos que ela não disse a verdade. Isso não estava certo. No entanto, Deus confessa a fé desta mulher sem censura, mesmo que ela não tenha agido corretamente em tudo.

Como é grande sua misericórdia! Nós nos maravilhamos com a graça de Deus e somos assim inspirados a superar obstáculos através da fé, como Raabe. Ao mesmo tempo, somos encorajados a agir de acordo com os pensamentos de Deus e a permanecer com a verdade.

 A fé, que espera toda ajuda de Deus

Em vista de sua salvação, Raabe esperou toda sua ajuda de Deus. Ela se voltou para os espias e os fez jurar pelo Senhor. Quando os homens lhe fizeram uma promessa clara, ela os aceitou (ver Js 2:21). E assim a fé até hoje toma Deus pela palavra, confiando em Suas promessas  — e nisso encontra paz e segurança.

 A fé que dá um sentido de salvação

É impressionante que Raabe pense não apenas em si mesma, mas também em seus parentes. Ela não só espera a salvação para si mesma, mas também deseja a salvação de sua família. Ela sabe que se trata de uma questão de vida ou morte. Mas ela confia que a graça de Deus é suficiente para toda a sua casa.

Os espias lhe dão um sinal de que, por um lado, corresponde à fé de Raabe, por outro, demonstra sua salvação e, além disso, deixa clara a base de sua segurança - o cordão escarlate que Raabe amarra em sua janela.

Este sinal era consistente com a fé de Raabe, porque ela deixou os espias descerem pela janela com uma corda. Seu comportamento em relação aos espias provou sua fé, e o cordão escarlate na janela deveria ser o sinal visível de sua salvação pela fé.

O cordão carmesim com sua cor vermelho-sangue também era um sinal visível em sua casa. Ele nos lembra que podemos ser testemunhas de Cristo e do valor de seu sangue, através do qual a redenção e a salvação são possíveis. Portanto, este sinal também corresponde ao sentido de salvação de Raabe.

 A fé que encontra a certeza

Com certeza esta corda era visível de fora. Não importa que Raabe pudesse ver parte deste cordão dentro de sua casa. A segurança de Raabe foi baseada na promessa de Deus e não no fato de que ela mesma podia ver o cordão. Isto nos faz lembrar a noite de Páscoa no Egito, quando a promessa de Deus foi: "vendo eu sangue, passarei por cima de vós " (Ex 12:13).

Assim, Raabe, confiando na palavra dos espiões, encontrou segurança em sua casa, provida de um cordão carmesim. Quando se tratou da captura de Jericó, ela e todos os que estavam com ela na casa experimentaram a salvação na qual ela acreditava. No caso de Raabe foi uma salvação temporária, nós a possuímos - já hoje - uma salvação eterna. Nossa segurança e a certeza desta salvação se baseiam na Bíblia, a Palavra de Deus. Podemos ser testemunhas desta salvação ao nosso redor. E o cumprimento final nos aguarda na vinda do Senhor Jesus para o Arrebatamento. Então veremos o que já estamos realizando na fé. Fé que nos faz sentir em casa entre o povo de Deus.

Após Raabe ter experimentado a salvação pela fé, ela foi levada para fora de sua casa em Jericó para encontrar um lugar para viver no meio de Israel (ver Js 6:25). Lá ela entrou em novos relacionamentos e compartilhou as bênçãos que Deus havia planejado para seu povo. A graça de Deus não se contenta em dar a salvação do julgamento!

Nós também experimentamos toda a riqueza da graça de Deus, na medida em que Ele atendeu a todas as nossas necessidades e nos salvou. Mas também conhecemos a glória da graça de Deus, na qual Ele nos deu ricos dons e nos levou a novos relacionamentos - completamente desvinculados de nossas necessidades, simplesmente de acordo com o que está em Seu coração (Ef 1:6-7).

 A fé que encontra um futuro em Cristo

Resta uma passagem bíblica do Novo Testamento na qual Raabe é mencionada. É a menção de seu nome no registro genealógico do Senhor Jesus (ver Mt 1:5). Este versículo não só confirma que Raabe entrou em novos relacionamentos, mas também dá a esta mulher uma memória duradoura em conexão com Cristo, o Messias. Quão radiante a graça de Deus que Ele dá a mulheres como Tamar, Raabe e Rute um lugar na linha que leva ao cumprimento de todas as promessas de Deus em Cristo.

E quanto a nós? Também nós, pela graça de Deus através da fé, temos um futuro glorioso em Cristo. E quando estivermos com Ele, compreenderemos ainda melhor a tremenda grandeza de Sua graça. Até lá, queremos crescer nessa graça.

 Exemplos similares de tal fé são encontrados em Mateus 8:10 e 15:28.

Traduzido por: Loide Bremicker

Original publicado em (https://haltefest.ch) autor: Christian Rosenthal

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - boasemente.com.br