Rebeca Uma Figura da Igreja

Rebeca (Gn 24)

A esposa de Isaque é uma figura do Cristo ressuscitado e exaltado, a cabeça da nova criação (Col1:18).

Em Gênesis 22, o sacrifício de Isaque apresenta a morte e a ressurreição de Jesus Cristo de uma maneira muito comovente. Então encontramos em Gênesis 23 a morte de Sara, que é uma imagem do atual situação de Israel e das promessas terrestres de abrir caminho para as bênçãos celestiais da igreja. Logo em seguida, no capítulo 24, temos o relato da atividade do servo de Abraão, que foi enviado para buscar uma noiva para o filho e herdeiro. Esta é uma figura da obra divina do Espírito Santo para a noiva, para o Filho de Deus. Depois de ter passado pela morte, Ele tomou seu lugar no céu e recebe a igreja como sua noiva.

No exemplo de Rebeca, a igreja não é vista como uma igreja tirada do mundo, mas como uma igreja preparada para o noivo. A propósito, Isaque não sofreu para conseguir Rebeca. Por outro lado, Cristo "amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela", tendo que passar pelas horas de escuridão na cruz para adquiri-la. Em todo o capítulo 24 de Gênesis, o servo, o mais antigo da casa de Abraão, é uma figura do Espírito Santo. De maneira semelhante àquele servo, o Espírito Santo hoje conduz aqueles que formam a Esposa do Senhor Jesus, ao lugar onde estarão unidos para sempre com Cristo na glória. O criado reconhece que Rebeca tem características de uma beleza especial. Ela não só respondeu de boa vontade ao seu pedido de um pouco de água para ele pessoalmente, ela foi muito além disso, também tirando água para seus camelos (v. 20).

Há uma diferença notável entre os dois exemplos, Eva e Rebeca. Em Eva, vemos como a noiva é formada por um ato soberano de Deus, sem que ela mesma se torne ativa de nenhuma forma. Em Rebeca, por outro lado, vemos a resposta sensata da fé, que o Espírito Santo trouxe no coração da noiva. Aqui são reveladas as características da verdadeira piedade.

No versículo 53, o servo tira todos os presentes que lhe foram dados; joias de prata e de ouro e vestidos. Desta forma, o Espírito Santo nos permite desfrutar antecipadamente das riquezas incompreensíveis de Cristo e de todas as bênçãos espirituais que possuímos Nele nos lugares celestiais (Ef 3:8; 1:3). Por causa da redenção (representada pela prata) nos tornamos agradáveis no Amado (cujas glórias divinas podemos ver no ouro). Assim como Rebeca podia usar as roupas trazidas pelo servo, estamos felizes em portar as características d'Aquele com quem a graça nos uniu. Ele é Aquele a quem o Pai entregou todas as coisas em suas mãos (Gn 24,36; Jo 3,35).

Como Isaque no poço de Beer-Laai-Rói, Cristo está esperando no céu pelo momento do casamento. A noiva se pôs a caminho sob a orientação do Espírito Santo que fala ao seu coração sobre aquele que ela ama. A longa jornada logo chegará ao fim. Ao levantar os olhos, ela pode ver, espiritualmente,  Isaque (Gn 24:64; 2 Cor 3:18). Rebeca se cobre com o véu como um sinal de submissão. Que bela figura da igreja se preparando para o momento glorioso em que ela verá seu Esposo nas nuvens para estar unida a Ele para sempre (Ap19,7).

 

Original publicado em (https://haltefest.ch), Volume: 1999 - Autor:P. Diedrich

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - www.boasemente.com.br