Risoto de Shitake

Risoto é uma das minhas comidas predileta (amoooo de frutos do mar, bacalhau, carnes diversas e outros), é um pouco trabalhoso, mas depois que você pega a prática, fica fácil e conseguirá fazer um prato mais requintado para receber os amigos ou mesmo para fazer em dias especiais. Para aquelas que não gostam de queijo parmesão, pode ser usado queijos de outro tipo, como Gouda, Camembert, Emmental Gruyere. Ahhhh… o queijo e a manteiga dão, juntos, a cremosidade ao prato, então fique a vontade para na hora de acrescentar o ingrediente principal e o queijo, adicionar ainda uma colher a mais de manteiga, aliás, como minha filha Rebecca diz: “Manteiga é tudo em um prato”.

 

Risoto de Shitake

 Ingredientes:

2 Xícaras de arroz Arborio

100 ml de vinho branco seco

100 gr de manteiga sem sal

1 cebola picada

2 litros de calda de legumes

200 gr de parmesão ralado

250 gr de Shitake

3 colheres de Shoyo (molho de soja)

1/2 Xícara de cebolinha verde picada

100 ml de creme de leite

Sal a gosto

 Modo de preparo:

 Shitake:

Em uma frigideira colocar 1 colher de manteiga, 1/2 cebola picada e levar para murchar.

Acrescente Shitake e cozinhe de 3 a 5 minutos, mexendo constantemente.

Acrescentar as 3 colheres de Shoyo, mexer bem e desligar o fogo e colocar os 100 ml de creme de leite. Deixe reservado por enquanto.

 Caldo de Legumes:

Em uma panela colocar 2 litros de água, 1 cenoura cortada em cubos grandes, 1 cebola cortada em 4 partes, 1 punhado de cheiro verde, 1 dente de alho cortado em 4 partes e sal a gosto. Levar tudo ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos. Deixe reservado por enquanto.

 Risoto:

Refogue 1/2 cebola picada, com o restante da manteiga até fique transparente. Em seguida acrescente o arroz e deixe fritar por 2 minutos. Adicione o vinho branco e deixe evaporar o álcool.

Aos poucos, adicione o caldo de legumes quente sem parar de mexer. Vá repetindo a operação sempre que perceber que o caldo está secando(demora por volta de 25 minutos), até que fique al dente. Desligue o fogo, adicione o shitake e acrescente o parmesão ralado e vá mexendo até o risoto ficar cremoso. Se necessário ajuste o sal e caso queira pimenta.

 Ao servir, acrescente a cebolinha picada sobre o prato.

 Bom apetite!

 

*Pode ser feito com todos os tipos de cogumelo.