Salmo 84

Há sempre um Salmo que fala no mais profundo de nossas almas, e sabemos que podemos aproveitar e tirar algo que nos edificará as nossas vidas através da Palavra. Que sejamos como os filhos de Corá, que não foram insubmissos a Deus nem se rebelaram contra Moisés, suas escolhas não foram baseadas em maus exemplos, estavam cientes que cada um é responsável  pela escolha hoje.

Vamos meditar um pouco no salmo 84 naquilo que o Senhor quer falar  conosco. 

1 "quão  amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos exércitos!" _agora vamos reformular, se considerarmos a comunhão com Deus um lugar amável? Se consideramos um lugar com os irmãos que amam a Deus agradável?

2 "meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo!" _ Neste versículo veremos que tanto a nossa alma (coração), quanto o nosso corpo (carne), tem que ser exercitado  na Palavra. Então exultaremos em quaisquer circunstâncias no Deus da nossa salvação.

3 "o pardal… a andorinha…" – esse pássaro era uma das aves mais desprezada (Lucas 12:6), sem força e sem valor e ela encontrou descanso, nós sendo fracos, podemos encontrar abrigo em Deus.

A andorinha, uma das aves mais agitadas, também encontrou descanso, e de semelhante modo, podemos ser extremamente agitados ou ansiosos, e ainda assim encontrar abrigo em Deus.

5" bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Senhor dos exércitos), em cujo coração encontram os caminhos aplanados" _Temos que buscar sermos fortes em Deus, pois somos débeis e necessitados. O homem que busca força em si mesmo é maldito (Jeremias 17:5).

Como está o nosso coração? Os nossos caminhos? São aplanados?

6 "o qual passando pelo vale de lágrimas…” – aqui se refere a provação. Deus nos prova para saber se somos fiéis a Ele, se confiamos nele, ou se iremos abandoná-lo. Com isto ele nos Aprova ou nos Reprova. Nem sempre Deus nos tira imediatamente da angústia, antes, porém Ele se aproxima para estar conosco nestes momentos difíceis (Salmo, 91:15). Em meio às provações, ele nos dá as águas (sua palavra) que nos limpa e nos revigora, para depois nos tirar desta situação com um aprendizado completo e de benção.

7" vão indo de força em força; cada um deles aparece perante Deus". Todos sabem que nos momentos de provas é que aproximamos de Deus, individualmente cada um á seu tempo.

8" Senhor, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração… o Deus de Jacó" Hoje procuramos tantas ajudas e esquecemos o único que nos ouve, diferente dos antigos que confiavam plenamente nele, tais não tinham tantas distrações como nós.

10" um dia nos teus átrios, vale mais que mil" _ como é a realidade da nossa vida? Será que podemos afirmar que mais vale um dia com o Senhor do que mil no mundo? Talvez o mundo nos atrai e não vivemos sem ele? Estamos vivendo uma vida frouxa?

Para saber se você vive agindo como um ímpio basta você ler Salmos 1, e tentar melhorar no que não lhe agrada como crente. Desde que estendo a mão para o mundo, estou largando-a de Deus, e assim perdendo o meu melhor amigo.

11 "porque o Senhor Deus é sol e escudo… nenhum bem sonega aos que andam retamente" _ como já sabemos não podemos confiar em nós mesmos, seres humanos. Podemos confiar em Deus, pois Ele é sol, luz para os nossos pés, e escudo, proteção para nossas vidas.

Se andarmos em retidão, “Deus não nos negará nenhum bem”. Será que acreditamos e confiamos nisso de todo o coração? Neste caso não se trata de nossos desejos, e sim de nossas necessidades.

12 "feliz o homem que em ti, confia".

Feliz é o que confia no Senhor! Essa felicidade dura para sempre. Felicidade é diferente de alegria. Podemos ficar alegres alguns momentos, e quando estamos tristes perdemos a alegria, já que é algo momentâneo.  A felicidade, no que lhe concerne, é duradoura, eterna, podemos estar tristes e ainda assim sermos felizes.

Se  confiei a minha vida a Ele para a eternidade, não seria justo confiar a Ele também todo o meu viver terreno?

 Com amor.

Tenho mais uma sugestão para você, Olhai Para os Pássaros