Uma Guerra Invisível

Queridas irmãs,

Quantas vezes ouvimos falar ou até lemos nas nossas Bíblias que vivemos uma guerra espiritual? Mas quantas vezes meditamos na veracidade e seriedade dessa informação? Muitas vezes parece ser fácil falar da boca para fora:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

Mas será que entendemos de fato o que é viver uma batalha espiritual?

Aqui vão alguns pontos importantes:

  1. A batalha começa quando nos tornamos cristão.
  2. Nós não temos que nos voluntariar para participar desta guerra, ela chegou até nós.
  3. Satanás e o mundo lutam violentamente contra nós externamente, enquanto a carne se opõe a nós internamente.
  4. Essa guerra é invisível.
  5. Não podemos pleitear os pacíficos, não existe acordo de paz com o inimigo.

 

Mas quem são os inimigos de todo cristão? De acordo com as Escrituras, os destruidores espirituais que enfrentamos todos os dias são o mundo, a carne e o Diabo. Estes são os terríveis adversários que buscam naufragar a vida espiritual. Entretanto, a própria Palavra de Deus nos conta como podemos proceder nesta batalha. Que tal dar uma olhadinha em alguns versículos?

Como vencer a Carne - Fugir do pecado e seguir no caminho da justiça

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16

Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:18,19


Como vencer o Mundo - concentrar-se na Palavra de Deus

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 (entendimento este, que só será possível a partir da leitura e meditação da Palavra de Deus).

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:16,17

Como vencer o Diabo - resistindo (a palavra grega traduzida por “resistir” indica “permanecer firme contra”, o crente possui uma postura defensiva que deveria o caracterizar).

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:8,9

E como conseguiremos resistir ao diabo? Se analisarmos as Escrituras, talvez encontremos algumas pistas importantes. A primeira delas é “sujeitai-vos a Deus”, e isto vem até mesmo antes de resistir ao diabo. Deus quer que nos aproximemos dEle. A segunda dica é cultivar um coração humilde. Satanás nunca foi um exemplo de humildade, ele era orgulhoso e quis ser maior que Deus, então humildade é uma chave importante nessa batalha (Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6; humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10). E a terceira dica é revestir toda a armadura de Deus apresentada em Efésios 6. E o que seria a armadura de Deus?

  1. O cinto da verdade
  2. A couraça da justiça
  3. Os calçados da paz
  4. O escudo da fé
  5. O capacete da salvação
  6. A espada do Espírito

No versículo 11 de Efésios 6 lemos “revesti-vos de TODA a armadura de Deus”, todos os itens são essenciais, não podemos esquecer de usar nenhum deles nessa luta invisível. E um ponto muito importante é que esta armadura não deve ser usada num ataque para demolir e detonar as portas do inferno. Muito pelo contrário, Jesus já obteve a vitória por nós. Ele já venceu a guerra e nosso objetivo é não ceder, permanecer inabaláveis e resistir ao ataque do inimigo. Nós lutamos a partir da vitória, e não para a vitória. Nossa melhor ofensiva é uma boa defesa. E por isso no relato da armadura 3 expressões são muito importantes “ficar firmes”, “permanecer inabaláveis” e “mantenham-se firmes”.

E que tal concluir essa meditação detalhando brevemente cada acessório da armadura?

Cinto da verdade - O cinto de um soldado servia para dois propósitos principais. Primeiro, o soldado usava o cinto para prender sua túnica a fim de poder se mover livremente e lutar eficientemente sem tropeçar. Segundo, o cinto era suporte para suas armas (espada, aljava de flechas). A verdade, assim como o cinto, mantém todas as coisas juntas para o filho de Deus e possibilita que estes andem livremente. Como a verdade é nossa arma principal contra o engano, a estratégia de Satanás é atacar a Palavra de Deus, suas primeiras palavras em Gênesis 3.1 foram “Foi isto mesmo que Deus disse?”. E se ele enganou Eva que tinha a oportunidade de conversar com Deus face a face todos os dias, imagina quem lê a Bíblia durante 5 minutos na semana.

Couraça da justiça - Nenhum soldado romano entrava em batalha sem a couraça. É uma peça da armadura resistente, que cobria todo o torso. A couraça protege o coração, os pulmões e outros órgãos vitais. Do mesmo modo, a justiça protege nosso coração contra as acusações e condenações do inimigo. Cristo é a nossa justiça.

Calçados da paz - Os calçados têm um papel significativo em nossa vida. Não surpreende que a próxima peça que o soldado dependia na batalha era os seus calçados; os calçados de um soldado são até mais importantes do que os dos atletas, porque sua vida depende dele. Os calçados romanos da época eram os conhecidos como caliga, que era uma meia bota. Essas botas não eram feitas para correr atrás do inimigo, e sim para longas marchas e para uma sólida postura, capacitando o soldado a manter o apoio dos pés durante um confronto corpo a corpo. Nossa paz com Deus através do evangelho nos torna firmes.

Escudo da fé - O escudo romano era uma parte essencial para sua defesa, os dardos de Satanás estão constantemente chovendo sobre o povo de Deus, e o escudo é essencial para “apagar” esses dardos. A fé é uma confiança vibrante na promessa e no poder de Deus. O primeiro dardo que o inimigo disparou contra Eva foi a dúvida, portanto a fé é primordial para anular esses efeitos de dúvidas.

Capacete da salvação - O capacete romano protegia o cérebro - a mente. A mente de todo crente precisa de proteção do nosso divino capacete. Vivemos em tempos confusos, somos constantemente atacados com notícias e acontecimentos que podem desanimar e nos desesperar. O capacete da salvação protege nossas mentes e nos mantém pensando direito e no que convêm.

Espada do Espírito - Pense em um soldado romano com todos os outros utensílios, mas sem uma espada. Uma hora ou outra ele seria facilmente abatido. De igual modo o cristão deve ter uma arma contra Satanás, e essa espada poderosa é a espada do Espírito.

Para concluir, Jesus, quando foi tentado no deserto, o foi pelo mesmo inimigo, Jesus enfrentou essa batalha para provar que existe uma solução, e esse retrato termina com os seguintes dizeres: ‘Então o Diabo o deixou” (Mt 4:11). Agora que entendemos um pouco mais sobre a batalha, que ocupamos nossa responsabilidade como soldados, utilizando todos os equipamentos necessários, para que no final o diabo nos deixe.

 

Com amor.