Uma pergunta, uma prova

Uma pergunta, uma prova: a melhor fase da existência

Qual é, ou qual foi, o melhor momento da sua vida? A melhor fase da vida?

É uma perguntinha capciosa, só para te testar. Porque, se eu estou perguntando isto para você, a resposta que espero é uma só: “o agora, este exato momento, esta fase que estou vivendo”.

Errei? Espero que não. Olha o que a Bíblia diz, no Antigo Testamento, que não morreu, mas é inspirado por Deus e nos move e nos inspira dentro de Sua Palavra: Ec 7:10: “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”.

O passado pode levar a suspirar pela boa lembrança, pode inspirar, pode lembrar e até impulsionar; mas o passado jamais pode deixar uma sensação de vazio para o presente, um olhar que fica sempre lá atrás, pensativo e sorumbático (isto é, triste), senão ele está sendo usado errado. Veja um resumo que Paulo fala sobre o passado: “uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14). Tanto para um passado negro e triste, quanto para um passado glorioso, a resposta que podemos dar a Deus, e a nós mesmos, diante das horas que ficaram atrás no relógio, é uma só: o meu caminho tem uma só direção, e eu não tenho pé de sucupira pra andar pra trás, então é para diante. Vou repetir, tá bem?, “esquecendo-me das coisas que atrás ficam, [...] Prossigo para o alvo”.

 

Quando você, se você, olhar para o lado, poderá dizer: para aquela pessoa pode ser fácil dizer que está tudo maravilhoso, que o presente é o maior presente; não é assim pra mim. Mas, olha, a Palavra nunca nos convida a olhar para o lado, para nos acharmos mais elevados que uma pessoa menos privilegiada em algum sentido, ou para acharmos que uma pessoa tem mais do que nós. Antes, ela diz: “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14:12).

O que são mil anos para você? Certamente mais do que a sua expectativa da vida, umas 10 vezes mais. Pensar em mil anos, o que poderia ser feito nesse tempo, deve ser algo imenso para qualquer um, pois, nos poucos anos que vivemos aqui, já oprime, traz angústia, pensar nessa coisa misteriosa (que passa, não sabemos de onde vem, nem para onde vai) chamada tempo.

O Salmo 90 nos diz, no versículo 4, que: “Porque mil anos são aos Teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”. Você já pensou que 1000 anos (possivelmente você não viverá mil anos, nem perto disso, talvez um décimo se tanto) para Deus são como a vigília de ontem, que passou. Alguma vez você ficou acordado de madrugada? É um tempo rápido; por mais que seja memorável, um dia ou uma noite é muito rápido, não é? Para Deus, esses 1000 anos são como... um dia, o dia de ontem que passou. Aquilo que é grande para você, para Deus não é difícil. E essa coisa que parece te oprimir, que é o tempo (você não sabe como controlá-lo, que parece não ter limite, você não sabe de onde vai nem para onde vai), para Deus é como um objeto em Sua mão. Esses mil anos estão diante dEle. No versículo 12 do mesmo Salmo: “Ensina-nos a contar os nossos dias”, o salmista fala por todos, “ensina-nos”, “... de tal maneira que alcancemos corações sábios.

 

Então, um beijo no seu coração, que Deus continue abençoando a melhor situação, o melhor momento, o melhor instante que você poderia ter; este minuto; e adiante.