Zípora

Zípora (Êxodo 2:21; 4:24-26; 18:2)

A esposa de Moises, uma figura de Cristo, que é rejeitado em vista de sua missão como libertador de Israel. Zípora se torna a esposa de Moises no tempo em que ele foi rejeitado por Israel e fugindo se deteve em Midiã. Provavelmente ela o acompanhou na viagem a partir de Êxodo 18, depois do episódio de Refidim, onde ele bateu na rocha. Enquanto ele conduziu o povo pelo deserto, Israel teve que arcar com as conseqüências de sua incredulidade por 38 anos.

Zípora, no início de sua história, é uma figura da igreja unida a Cristo enquanto Ele é rejeitado por Israel como o Messias. Parece que ela também foi parcialmente responsável pelo fato de seu filho não ter sido circuncidado, ou seja, ela não carregava a marca da aliança com Abraão e seus descendentes. Mas Deus julgou a Moisés, que era o responsável por sua família. Diante da terrível realidade do governo de Deus, Zípora percebeu seu erro e se submeteu à vontade de Deus (Êxodo 4:25). Assim o Senhor explica à igreja de Laodiceia: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”(Ap 3:19). Dentro da igreja, que fracassou gravemente como testemunha responsável, é abordado aquele que tem um ouvido aberto. Sete vezes em Apocalipse 2 e 3 vemos a admoestação: " Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Em Êxodo 18, Jetro, o sogro de Moisés, vai ao povo de Israel no deserto. Nisto vemos uma imagem da introdução das nações às bênçãos do Reino Milenar. A igreja como noiva de Cristo - aqui representada por Zípora - também aparece no cenário. Isto faz lembrar  Apocalipse 21, onde vemos a igreja como " a santa Cidade … que de Deus descia do céu e teve a glória de Deus". Diz ainda no versículo 24: “E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra”.

 

 

Original publicado em (https://haltefest.ch), Volume: 1999 - Autor:P. Diedrich

© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã  - www.boasemente.com.br

 

Outros estudos sobre mulheres, Aqui!